ENTREGAS O seu desafio será entregar um material com as respostas às questões das quatro etapas descritas. Caso deseje, há um template/modelo disponibilizado no Material da Disciplina que você pode – não é obrigatório – utilizar para inserção das respostas às questões. Esse material é o que constitui a entrega da atividade MAPA, que deve ser realizada individualmente. Ver conteúdo
[Artigo - Parte 2] "Uma ponte cultural, ou uma pessoa que tenha conhecimento de diversidades culturais, têm sempre um valor inestimável em uma negociação. Entenda que diversidade cultural não se resume apenas a saber falar o idioma da pessoa envolvida, mas principalmente de como se comportar nas situações do dia-a-dia. Só o fato de falar inglês fluente muitas vezes não é o suficiente. Saber a etiqueta necessária em um encontro com alguém de cargos relevantes na política, os requisitos indispensáveis para se fazer um pedido em um restaurante chique em um almoço de negócios, ou até mesmo saber exatamente o que o chá e o café representam nesta ou naquela cultura, são fatores muitas vezes determinantes para uma comunicação correta na hora de se fechar um contrato de peso. Conhecer uma cultura a fundo é saber intimamente as nuances comportamentais da rotina de um povo. O tratar, as características únicas de cada povo e de cada lugar. A comunicação numa negociação intercultural vai muito além do domínio do idioma, é muito mais profundo do que uma simples tradução. Inclusive se a pessoa responsável pela tradução em uma negociação não estiver familiarizada com os costumes das partes envolvidas, ela pode causar danos irreparáveis ao invés de ajudar. Porque, muitas vezes, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença entre agradar e ofender. E interpretar sinais não verbalizados pode ser um grande desafio. Muitas vezes, pequenos gestos ou olhares podem ser cruciais na hora de se causar uma boa impressão. Então, é fundamental que você faça a sua pesquisa de quais são os erros mais comuns em uma negociação intercultural, a fim de não cometê-los, evitando, assim, comprometer o sucesso do seu acordo". Fontes: Disponível em: https://auding.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-negociacoes-interculturais-parte-1/. Acesso em: 10 fev. 2023. Disponível em: https://auding.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-negociacoes-interculturais-parte-2/. Acesso em: 10 fev. 2023. Ver conteúdo
Etapa 4: estratégia do negócio Nesta quarta e última etapa, você deverá propor uma estratégia para que o seu negócio de maneira hipotética consiga superar a empresa do vídeo da experimentação. Desenvolva uma estratégia de negócio que faça a sua empresa ganhar mercado. Ver conteúdo
Na economia globalizada em que vivemos você pode fazer negociações de qualquer parte do mundo, então é crucial que você entenda o que é considerado normal, educado e aceitável no ambiente de um indivíduo em particular. Até mesmo um executivo muito experiente pode perder um contrato por uma questão importante, porém extremamente sutil, de diferenças culturais entre as partes envolvidas. Você pode ser super bem-sucedido na sua área de negociação, ter cursos, pós-graduação, anos de experiência na sua área, mas se você não tiver conhecimento das diferenças culturais que podem ser indispensáveis no acordo que está fechando com empresas estrangeiras, você corre um alto risco de perder o seu contrato por uma simples má interpretação de um gesto ou de um comportamento, que sejam vitais para que não haja ofensa ou gafe da sua parte em relação a outra parte envolvida". Ver conteúdo
Etapa 3: área funcional do marketing do negócio Nesta terceira etapa, você deverá propor um plano de marketing para o seu escritório de engenharia de maneira hipotética. Para esse plano de marketing, você terá que utilizar o mix de marketing; no mínimo 1 dos 4Ps do mix deverá ser escolhido e detalhado por você em seu plano de marketing. Ver conteúdo
[...] Na economia globalizada em que vivemos você pode fazer negociações de qualquer parte do mundo, então é crucial que você entenda o que é considerado normal, educado e aceitável no ambiente de um indivíduo em particular. Até mesmo um executivo muito experiente pode perder um contrato por uma questão importante, porém extremamente sutil, de diferenças culturais entre as partes envolvidas. Você pode ser super bem-sucedido na sua área de negociação, ter cursos, pós-graduação, anos de experiência na sua área, mas se você não tiver conhecimento das diferenças culturais que podem ser indispensáveis no acordo que está fechando com empresas estrangeiras, você corre um alto risco de perder o seu contrato por uma simples má interpretação de um gesto ou de um comportamento, que sejam vitais para que não haja ofensa ou gafe da sua parte em relação a outra parte envolvida". Ver conteúdo
Portanto, compreender a cultura de colaboradores estrangeiros é muito parecido com o descascar de uma cebola. Você vai descobrindo camadas que estão intrinsecamente relacionadas. Ao interpretar um comportamento revelam-se atitudes, que, por sua vez, refletem-se em normas, onde, então, são encontrados os valores. E são justamente essas diferenças culturais que podem complicar, em muitos aspectos, as negociações e os relacionamentos. Ver conteúdo
Bem, quando estiver negociando com fornecedores estrangeiros, você vai se deparar com uma variedade de obstáculos, tais como leis, ideologias e governos com os quais você não tem familiaridade, e que normalmente nunca são abordadas em uma negociação com fornecedores do seu país. Um obstáculo em particular que, normalmente, complica as negociações são as diferenças culturais entre as partes envolvidas. Isso porque a cultura consiste nos padrões de comportamento socialmente transmitidos, nas atitudes, normas e valores de uma sociedade, ou de uma nação, um grupo étnico ou, até mesmo, de uma organização. Ver conteúdo
Etapa 2: apresentando o negócio Nesta segunda etapa, você deverá apresentar o seu negócio, que será um escritório de engenharia, para concorrer de maneira hipotética com a empresa do vídeo da apresentação. Essa apresentação deve ser obrigatoriamente estruturada com os quatro pilares que caracterizam uma organização, detalhando cada um deles. Não deixe de acrescentar a sustentabilidade em alguns dos pilares. Ver conteúdo
Etapa 1: conhecendo o concorrente Nesta primeira etapa, você deverá apresentar o seu concorrente (a empresa do vídeo da apresentação) e determinar as principais características dele. Ver conteúdo
Leia o artigo a seguir: A Importância da Comunicação nas Negociações Interculturais [Artigo - Parte 1] "A comunicação na negociação é nada mais nada menos do que os meios pelos quais os negociadores podem atingir os seus objetivos, construir seus relacionamentos e resolver conflitos. A maioria dos executivos entende que esta é a ferramenta mais importante que se pode ter para negociações de sucesso. Ela se torna ainda mais desafiadora quando incluímos participantes de diferentes culturas e nacionalidades. [...] Ver conteúdo
Para atender ao seu objetivo, você terá algumas etapas, que serão todo o desenvolvimento de sua atividade MAPA. Vamos para cada uma delas! Ver conteúdo
Chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você colocará a mão na massa e partirá para a ação. Pois bem, hipotéticamente imagine que você foi convidado a estruturar a administração de um escritório de engenharia para concorrer com a empresa apresentada na experimentação. Ver conteúdo
Nesse sentido, fica aqui uma reflexão importante sobre as particularidades inerentes aos processos de negociação com fornecedores nacionais e estrangeiros. No caso do profissional de Comércio Exterior, saber como negociar com seus stakeholders internacionais acaba sendo uma obrigação para obtenção de sucesso, e conhecer a cultura e os costumes das pessoas e dos países com quem se estabelecem relações comerciais se torna algo fundamental. Ver conteúdo
De modo geral, o que percebemos nos conceitos é que a gestão ou a administração (que aqui trataremos como sinônimos) é algo inerente a todo o tipo de organização. Sem ela, seria caos e não organização. Ver conteúdo
Olá, estudante! Tudo bem? Preparado(a) para dar início nesta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente as informações a seguir: Desenvolver habilidades e competências referentes à comunicação e negociação, definitivamente, é um grande diferencial aos mais diversos tipos de profissionais, sobretudo, para aqueles que atuam diretamente com a área comercial, seja no contexto nacional, seja no contexto internacional. Ver conteúdo
No nosso próprio livro didático de Conceitos da Administração e Ética, estudamos e aprendemos sobre conceitos que direcionam para a utilização correta dos recursos para tornar os negócios mais eficientes e a importância da administração estruturada para os negócios. Ver conteúdo
Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações: - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina. - Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo - Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). Bons estudos! Ver conteúdo
Agora é sua vez de compreender esses conceitos na prática! 1) Escolha uma empresa que você tenha algum acesso, ou algum conhecimento sobre os produtos e as vendas. Escreva três parágrafos apresentando a empresa e o ramo em que ela atua. 2) Pesquise o Ambiente de Negócios da empresa e preencha o canvas a seguir: Macroambiente: Políticos, Socioculturais, Econômicos e Tecnológicos. Microambiente: Regulação, Clientes, Concorrentes e Parceiros. Ver conteúdo
O Ambiente de Negócios é composto pelo Macroambiente e pelo Micro ambiente. O Macroambiente é determinado e composto por forças que não podem ser controladas diretamente e que envolvem variáveis econômicas, sociais e culturais, políticas, tecnológicas e naturais. O Microambiente, diz respeito ao espaço de influência da empresa, e possuem variáveis como fornecedores, parceiros de negócios, clientes, concorrentes e as regulações do setor. Ver conteúdo
As empresas são entidades dinâmicas que operam em ambientes complexos e em constante mudança. Esses ambientes são moldados por uma variedade de fatores, incluindo mudanças econômicas, políticas, sociais e tecnológicas, que exercem influência direta sobre o desenvolvimento e o desempenho das empresas. É essencial que as organizações compreendam profundamente essas influências e as incorporem de forma estratégica em suas operações e planos de negócios. Ao analisar cuidadosamente o ambiente externo e identificar as oportunidades e ameaças presentes, as empresas podem ajustar suas estratégias de vendas e outras atividades para maximizar o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo. A capacidade de adaptar-se de forma ágil e inteligente às mudanças do ambiente é uma habilidade crucial para as empresas que buscam manter uma vantagem competitiva e alcançar seus objetivos de crescimento e expansão. Ver conteúdo
Orientações: * Para realizar esta atividade você deverá: - Assistir ao vídeo explicativo, disponível em "AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS". - Baixar o arquivo "Formulário MAPA - Legislação", disponível no Material da Disciplina. - Responder os campos solicitados no arquivo. - Salvar o arquivo com sua resposta e enviar no campo da atividade MAPA no ambiente da disciplina. ATENÇÃO: o arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo. Ver conteúdo
1) O tempo em que o empregado fica à disposição do empregador aguardando suas ordens, sem que esteja executando as atividades laborais, deve ser computado? 2) Explique o que são horas trabalhadas de forma extraordinária? 3) No que consiste o princípio da primazia da realidade no Direito do Trabalho? 4) Como o princípio da primazia da realidade é violado quando o empregador frauda o cartão ponto, conforme veiculado pela reportagem? Ver conteúdo
Vamos experimentar esse caso e aprender!!! Gostaria de levar você a uma reflexão. Sobre essa experimentação que acabou de assistir, reflita quais questionamentos você faria para gerir um negócio com o apoio da sustentabilidade, quais ações faria para administrar um negócio. Caso deseje, escreva isso, suas anotações serão importantes para a etapa de ação de sua atividade MAPA. Ver conteúdo
Frente à leitura do texto apresentado na parte “Contextualizando” e com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, você deverá analisar de forma crítica a importância do registro de ponto para os empregados e empregadores e elaborar um texto dissertativo (mínimo 15 (quinze) linhas, máximo 30 (trinta) linhas) sobre este assunto, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão. Seu texto deve, obrigatoriamente, contemplar as respostas às seguintes questões: 1) O tempo em que o empregado fica à disposição do empregador aguardando suas ordens, sem que esteja executando as atividades laborais, deve ser computado? 2) Explique o que são horas trabalhadas de forma extraordinária? 3) No que consiste o princípio da primazia da realidade no Direito do Trabalho? 4) Como o princípio da primazia da realidade é violado quando o empregador frauda o cartão ponto, conforme veiculado pela reportagem? Ver conteúdo
Etapa 03: Problematizando Frente à leitura do texto apresentado na parte “Contextualizando” e com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, você deverá analisar de forma crítica a importância do registro de ponto para os empregados e empregadores e elaborar um texto dissertativo (mínimo 15 (quinze) linhas, máximo 30 (trinta) linhas) sobre este assunto, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão. Seu texto deve, obrigatoriamente, contemplar as respostas às seguintes questões: Ver conteúdo
Bom, e que tal experimentar um caso de uma empresa que busca uma gestão eficiente do seu negócio através da sustentabilidade? Ver conteúdo
O ato de trabalhar mediante a subordinação de outra pessoa e mediante a remuneração pelos serviços prestados, é disciplinado pela Constituição Federal de 1988 e pela Consolidação das Leis Trabalhistas - (CLT). A jornada de trabalho engloba não apenas o tempo efetivamente trabalhado, mas também o tempo que você fica à disposição do seu empregador. LOPES, Mariane Helena. Legislação Trabalhista e Previdenciária. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019. Reimpresso 2021. Ver conteúdo
Aplicar os conceitos da administração é fazer com que o negócio que você atuará tenha um futuro desejado e planejado através da organização dos recursos, direção das atividades e controle do que está sendo implementado. Ver conteúdo
Etapa 02: Conceituando O trabalho é uma atividade central na vida dos indivíduos, pois é por meio dele que conseguimos desenvolver diversas habilidades e satisfazer diversas necessidades. Desenvolvemos nossa capacidade social ao nos relacionarmos com colegas de trabalho, também somos remunerados e alcançamos os recursos econômicos que nos permitem satisfazer as nossas necessidades biológicas, sociais e culturais. Ver conteúdo