A Unidade de Treino (UT) representa a sessão de treino ou aula prevista no microciclo. Sua elaboração é essencial para que o desenvolvimento das atividades ocorra de forma eficiente e satisfatória, atingindo o objetivo proposto dentro do seu planejamento ou periodização. Nesse contexto, Gonzáles et al. (2017) propõe que a aula ou UT deve ser estruturada em três grandes blocos: a roda inicial, as vivências e a roda final. A roda inicial e a roda final são os momentos de conversa entre professor/treinador e aluno/atleta. Já as vivências se referem à aplicação das atividades propostas. Ver conteúdo
Orientações Gerais: 1. PARA A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE É NECESSÁRIO QUE BAIXE O MODELO MAPA, disponibilizado em Material da disciplina 2. Esta é uma atividade INDIVIDUAL. Caso identificado cópia indevida de colegas, o trabalho de ambos será zerado. 3. Para realizar esta atividade acesse o ícone “Atividade de Estudos – MAPA” siga as orientações e atente-se ao que está sendo solicitado. 4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo. 5. Siga as instruções contidas no formulário, pois as mesmas fazem parte dos critérios de avaliação desta atividade; 6. Ao mencionar partes de textos, retirados do livro didático, revistas ou da internet, não se esqueça de fazer as devidas referências, conforme normas da ABNT. A falta das devidas referências poderá acarretar em cópia indevida e prejuízo na avaliação da atividade; 7. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina; 8. Respeitar os padrões de formatação, indicados neste formulário padrão, que fazem parte da nota. • Fonte: ARIAL ou TIME NEWS ROMAN • Tamanho: 12 • Alinhamento: JUSTIFICADO. Ver conteúdo
Lembrando que: A construção do MATERIAL deverá ser feita por você aluno; Você pode utilizar materiais que se encontram na sua casa, como: potes, papelão, cabo de vassoura, jornais, caixa de leite, e etc. Ver conteúdo
Considerando que você foi contratado para trabalhar em um centro esportivo de sua cidade como professor/treinador para atuar na iniciação esportiva de crianças entre 08 a 12 anos na modalidade de ATLETISMO. Ao iniciar o seu planejamento de trabalho, foi verificado pelo seu supervisor, que há poucos materiais para serem utilizados no projeto esportivo. Diante disso, foi orientado que você deverá confeccionar o BASTÃO para ser utilizado no ensino da CORRIDA DE REVEZAMENTO com MATERIAIS ALTERNATIVOS. Portanto, nessa atividade você deverá tirar DUAS FOTOS dos materiais que serão utilizados na construção do equipamento, antes de serem confeccionados e preparados e DUAS FOTOS após ser finalizado a sua confecção. Ver conteúdo
01 - Descreva como consiste a prova de CORRIDA DE REVEZAMENTO, cite e explique como e quais são as divisões nessa modalidade: 02 – Cite e descreva os tipos de passagem de bastão e as distâncias oficiais estabelecidas da modalidade: 03 - Aluno, agora é a hora de usar a criatividade: Ver conteúdo
Diante disso, podemos entender que várias modalidades que compõem o atletismo possuem a sua especificidade para cada prova, assim como, o aprendizado sobre a complexidade de movimentos técnicos para cada modalidade, para que assim, o atleta ou aluno realize a prática de uma maneira satisfatória. Ver conteúdo
b. Explique como o mapeamento proposto irá resolver os desafios: - Custos Operacionais Elevados; - Falta de Especialização; e - Gestão de Recursos Humanos. Ver conteúdo
A corrida de revezamento tem raízes na Grécia Antiga, nas Panateneias realizadas em homenagem à deusa Atena, e incluía, no programa de atletismo, uma prova de revezamento chamada de “corrida das tochas”. A prova de revezamento é a única prova dentro do Atletismo que permite o caráter coletivo, por esse motivo ela já tem uma grande procura pelos admiradores do esporte, porém essa prova tem particularidades próprias, afinal o fator coletivo é o que irá determinar o resultado dessa prova, sendo essencial que os quatro atletas da equipe tenham um entrosamento capaz de fazê-los diminuir ao máximo o tempo nas trocas de bastão. Ver conteúdo
a. Desenvolva um mapeamento de processo referente à ação “2. Análise Detalhada do Software de Logística”, e justifique o motivo das suas escolhas. Ver conteúdo
Com a situação citada anteriormente faça o que se pede nos itens a) e b) para realizar a atividade M.A.P.A. Ver conteúdo
Você é um funcionário da empresa que atuará na implantação do BPO na CapivaraLog. Baseado no conteúdo acima, e na premissa que não existem qualquer mapeamento de processo anterior à sua contratação. Ver conteúdo
4. Transição Gradual no Desenvolvimento: A transição do desenvolvimento de software foi planejada de forma gradual, permitindo a transferência de responsabilidades sem interrupções significativas nas operações diárias. Ver conteúdo
3. Desenvolvimento de Acordos Contratuais Específicos: Acordos contratuais foram estabelecidos com foco claro no desenvolvimento, manutenção e atualização contínua do software de logística. Incluíram-se detalhes sobre prazos, entregas e garantias de qualidade. Ver conteúdo
2. Análise Detalhada do Software de Logística: Em colaboração com o parceiro BPO, a CapivaraLog realizou uma análise aprofundada do software de logística. Identificaram-se lacunas, oportunidades de otimização e melhorias necessárias. Ver conteúdo
Para execução dessa estratégia, foram realizadas as seguintes ações: 1. Seleção de Parceiro BPO em Desenvolvimento de Software: A empresa realizou uma pesquisa criteriosa para identificar um provedor BPO especializado em desenvolvimento de software logístico. Escolheu-se um parceiro com experiência comprovada e competência técnica. Ver conteúdo
ATENÇÃO! - O vídeo deverá ter, no máximo, CINCO minutos. - A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE pelo(a) aluno(a). - É obrigatório o uso de uma BOLA DE VOLEIBOL OFICIAL, NÃO OFICIAL ou SIMILAR A UMA (leve e macia). Não será permitido o uso de bolas de basquete, handebol, futebol, futsal, tênis e outras que não condizem com a similaridade de uma bola de vôlei (leve e macia). Caso não tenha uma bola semelhante a decrita acima, você pode solicitar o emprestimo em seu polo de apoio. - A apresentação de regras diferentes das solicitadas no enunciado da atividade será considerada incorreta. - Atividade que contenha qualquer tipo de plágio será zerada — para conhecimento, o documento sobre plágio está na Sala do Café. - Faça a gravação do vídeo em um local claro e adequado para a prática. - Caso utilize o celular, faça a gravação com ele na horizontal. - Evite o uso de bonés e óculos de sol, assim como relógios, como abordado no MANUAL DA PRÁTICA, disponível, também, na Sala do Café. Links: TUTORIAL: COMO GRAVAR MAPA COM O CELULAR? https://youtu.be/egoajNjySEI — copie e cole o link na barra de navegação do seu computador. TUTORIAL: PROGRAMA DE EDIÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA: https://youtu.be/NZ_pX261qu4 — copie e cole o link na barra de navegação do seu computador. Ver conteúdo
CITE QUATRO fundamentos básicos do voleibol. Escolha DOIS (entre os quatro fundamentos citados) para EXECUTAR na prática. Ver conteúdo
O CEO da CapivaraLog resolveu adotar uma estratégia de Business Process Outsourcing (BPO) para superar esses desafios. O processo escolhido para externalização foi o desenvolvimento do software de logística da empresa. O Business Process Outsourcing (BPO) é a prática de uma empresa terceirizar parte ou a totalidade de seus processos de negócios a um provedor externo. Isso envolve a contratação desse terceiro para realizar tarefas específicas ou gerenciar processos inteiros que não fazem parte do núcleo essencial da atividade da empresa. Essa é uma estratégia amplamente adotada por organizações para melhorar eficiência, reduzir custos e focar em suas competências principais. Ver conteúdo
A empresa se vê diante dos seguintes desafios: Custos Operacionais Elevados: Os custos associados a processos não essenciais eram altos, comprometendo a margem de lucro. Falta de Especialização: Processos não essenciais eram gerenciados internamente, muitas vezes sem a expertise necessária, resultando em ineficiências. Gestão de Recursos Humanos: A empresa enfrentava dificuldades na gestão de pessoal para tarefas específicas, levando a desafios na produtividade e satisfação dos funcionários. Ver conteúdo
2.1. Qual é a quantidade MÁXIMA de jogadores por equipe dentro de quadra em um jogo oficial? 2.2. Qual é o número MÁXIMO de toques que o time poderá dar na bola para passá-la ao outro lado da quadra? Ver conteúdo
Assim, a atividade MAPA pede que você GRAVE UM VÍDEO de até cinco minutos, em que deverá: Diga seu nome completo e RA. EXPLIQUE as seguintes regras gerais do voleibol: Ver conteúdo
Nesse sentido, você, acadêmico(a) e futuro(a) professor(a) de Educação Física, deverá ter conhecimentos sobre os fundamentos, as regras e as especificidades dessa modalidade para que sua atuação seja adequada e satisfatória. Ver conteúdo
Imagine a seguinte situação: A Empresa CapivaraLog, uma organização de médio porte no setor de manufatura, enfrentava desafios operacionais que impactavam diretamente sua eficiência e lucratividade. Problemas como custos operacionais elevados, falta de especialização em processos não essenciais e dificuldades na gestão de recursos humanos tornaram-se obstáculos para o crescimento sustentável. Ver conteúdo
Olá, estudante! Chegou o momento mais esperado em sua atividade M.A.P.A., aquele em que você colocará a mão na massa e partirá para a ação! Leia atentamente esta atividade e desenvolva sua resposta de maneira mais completa e assertiva possível. Vamos lá! Ver conteúdo
O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos que compõem a matriz curricular da Educação Física. Com sua prática difundida em escolas, clubes, parques e ruas, essa modalidade aparece como o segundo esporte mais praticado no Brasil e o mais pesquisado pelos brasileiros durante a primeira metade de 2022. Diferentemente de outros esportes coletivos, o voleibol não é considerado um esporte de invasão por não haver um espaço “comum” entre as equipes numa mesma quadra. Por conta disso, algumas características e elementos dessa modalidade, como a especificidade dos gestos técnicos e algumas regras, apresentam grande diferença se comparadas a outros esportes. Ver conteúdo
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE - Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina; - Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade; - Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA; - Utilize o livro da disciplina como principal fonte de apoio. - Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF). - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. - Cópias parcial ou total serão zeradas. - Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota. - Todas as informações necessárias sobre o mapa estão descritas e organizadas no MODELO DE MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Ver conteúdo
c) Informe quais profissões podem compor uma equipe do NASF. d) Descreve quais atividades são de responsabilidade do profissional de Educação Física que atua em uma equipe do NASF. Ver conteúdo
Orientações: • Plágios e cópias indevidas serão penalizados com descontos na nota, podendo chegar a zero. • Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. • Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo. Ver conteúdo
Dicas para realizar a atividade: 1. Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assisti-las posteriormente. 2. Assista às aulas conceituais da disciplina. Ver conteúdo