IMPORTANTE: 1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina ou no Fórum Interativo. 2. Responda a todos os exercícios, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo. O estudante pode digitar a resposta para os cálculos ou fazer à mão e anexar a foto no Template. 3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina. 4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica. 5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar! 6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino. 7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. 8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação. 9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. Bons estudos! Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem pelo Fale com o Mediador! Ver conteúdo
Determine: V.1) Qual é o grafo associado a essas condições? V.2) Qual é a matriz relacionada a essa situação? Ver conteúdo
#IMPORTANTE! - Para montar sua resposta, você deve utilizar o arquivo "Atividade MAPA - Modelo Padrão de Resposta", que está em Material da Disciplina. Você deve baixar o modelo, montar sua resposta nele e enviar a resposta anexando o arquivo neste ambiente. - Lembre-se de que você só pode anexar um único arquivo com a resposta final desta atividade e, após finalizar, não será mais possível alterar o arquivo ou a resposta — então, muita atenção na hora de selecionar o arquivo com a resposta. - A resposta deve ser escrita com suas PRÓPRIAS PALAVRAS, não é permitida a cópia na íntegra de textos, sites, vídeos, livros etc., pois isso pode ser considerado como cópia indevida (plágio). Caso aconteça, o trabalho poderá ser zerado. Caso utilize alguma informação, dados ou imagens de outros autores para incrementar seu trabalho, você deve elaborar as referências bibliográficas para os trechos utilizados. - Esta é uma atividade para ser realizada de forma INDIVIDUAL, caso seja identificada cópia indevida de colegas, os trabalhos de ambos serão zerados. - Lembre-se de que este é um trabalho de um curso de Ensino Superior, muito importante para o seu desenvolvimento profissional, então, busque realizar um trabalho de ótima qualidade. - E lembre-se: quanto mais informações na sua resposta, mais completa estará sua atividade. BONS ESTUDOS! Ver conteúdo
#DICAS: * Lembre-se de responder aos questionamentos da maneira mais completa e embasada possível. * Gravamos um vídeo com dicas para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento desta atividade MAPA. O vídeo está em Material da Disciplina — abaixo do Calendário. * Veja outros materiais extras — Material de Apoio — que também podem ajudá-lo(a) em Material da Disciplina. Ver conteúdo
V) Considere que nessa empresa 4 projetos estão em execução, porém nem todos os funcionários de desenvolvimento podem trabalhar em todos os projetos ao mesmo tempo. Eles podem apenas trabalhar segundo as regras definidas a seguir: 1. Quem trabalha no projeto 1 pode apenas trabalhar nos projetos 2 e 3. 2. Quem trabalha no projeto 2 pode apenas trabalhar no projeto 4. 3. Quem trabalha no projeto 3 pode apenas trabalhar nos projetos 2 e 4. 4. Quem trabalhar no projeto 4 pode apenas trabalhar nesse projeto. Ver conteúdo
Descreva como você avalia o desempenho do Agronegócio em 2022 na região em que você reside ou trabalha — a safra foi boa ou houve problemas? E a produção pecuária? Foram gerados mais ou menos empregos no Agronegócio em relação aos anos anteriores? Etc. Ver conteúdo
Demonstre, resumidamente, qual foi a taxa de variação acumulada do PIB dos diferentes segmentos do agronegócio brasileiro — insumos, primário, agroindústria e agrosserviços — de janeiro a setembro de 2022 — dica: analise a Tabela 1 do relatório. Explique resumidamente quais foram os motivos que levaram a um desempenho tão ruim do segmento agrícola no período. Ver conteúdo
IV) Levando em consideração as diversas situações que podem ocorrer dentro do jogo, foi criada a seguinte expressão lógica para provar as possibilidades de erro existentes: (A → B) ∨ (A ∧ B ∧ C) ∧ ∼ (A → C) Fazendo o teste dessa hipótese de erro através de tabela verdade, qual é a tabela definida para esse evento? Obs.: faça a tabela verdade começando com as variáveis 1 ou V. Ver conteúdo
O texto anterior destaca a relevância do Agronegócio para o PIB da economia brasileira, chamando atenção para os recordes sucessivos atingidos pelo setor, em termos de produto, em 2020 e 2021. Entretanto, o texto também apresenta uma estimativa pessimista para o setor em 2022, que demonstrou queda no PIB de janeiro a setembro. Diante disso, analisando o relatório do Cepea, citado anteriormente e disponibilizado, desenvolva os itens a seguir: Ver conteúdo
III) Considerando que você participe de uma equipe de desenvolvimento de jogos e decidiu definir uma expressão lógica a partir de uma condição de seu cotidiano, leia a seguinte frase: “Você pode terminar o projeto dentro do prazo previsto somente se você é um expert em engenharia de software ou não é um novato”. Qual é a expressão lógica associada a esse questionamento? Considere: * T: “Você pode terminar o projeto dentro do prazo previsto”. * E: “Você é um expert em engenharia de software”. * N: “Você é um novato”. Ver conteúdo
Agronegócio nacional. Contudo, em 2022, o PIB do setor teve recuos sucessivos ao longo dos três primeiros trimestres do ano, acumulando queda de 4,28% de janeiro a setembro de 2022. Dessa forma, considerando-se os desempenhos parciais da economia brasileira e do Agronegócio, estima-se que a participação do setor no total fique por volta de 25% em 2022, pouco abaixo dos 27% registrados em 2021. Fonte: adaptado de: https://www.cepea.esalq.usp.br/upload.... Acesso em: 23 mar. 2023. Ver conteúdo
O Agronegócio é um setor fundamental da economia brasileira, contribuindo de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e para as exportações brasileiras. Engloba uma série de atividades relacionadas à produção, ao processamento e à comercialização de produtos agrícolas, pecuários e florestais. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de commodities agrícolas, como soja, milho, café, açúcar e carne bovina, dentre outros. Esses produtos têm grande importância no mercado internacional, o que faz com que o Agronegócio seja responsável por uma parcela significativa das exportações brasileiras, gerando divisas para o país. O PIB do Agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, alcançou recordes sucessivos em 2020 e em 2021, com esse biênio se caracterizando como um dos melhores da história recente do Ver conteúdo
II) Imagine agora que o ouriço se encontra na posição horizontal a qual x=4. Determine através da função definida qual é a altura do ouriço para essa posição. (Mostre os cálculos). Obs.: desconsidere os valores medidos expostos, pois estão fora de escala para esse exemplo. Ver conteúdo
I) Qual é a função que define a trajetória do ouriço nesse salto? Considere que o vértice da parábola se dá em x=3,5 y=4, e que o pulo se dá na origem (0,0). (Mostre os cálculos). Ver conteúdo
ATENÇÃO: - Esta atividade deve ser realizada individualmente. - A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA. - É permitido anexar apenas um (1) arquivo. - Sua resposta deverá ser redigida em arquivo Word seguindo o modelo padrão disponível no ícone de Material da Disciplina, intitulado como: "Formulário Mapa". - Baixe o referido arquivo que está no ícone de Material da Disciplina, responda neste mesmo arquivo e salve-o em seu computador, colocando o nome da disciplina e a data para não errar o arquivo no momento de anexar. O arquivo facilita a organização da resposta, não deixe de utilizá-lo. - A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa. - Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do mapa, em seu Studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e também no calendário da disciplina. - Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ver conteúdo
Para realizar essa atividade, responda a todos os itens a seguir: Supondo que cada quadrado desse tenha tamanho 1×1, e que a trajetória definida pela parábola seja a expressa na imagem exposta, responda: Ver conteúdo
Para contribuir ainda mais com seu sucesso na execução dessa atividade, a seguir, apresenta-se mais detalhes sobre a realização dela. - Acesse o link com o vídeo de orientações sobre a realização da atividade Mapa, que está na ferramenta de Material da Disciplina (dentro do ambiente da disciplina, lateral direita da tela), e assista com atenção para compreender esse processo de desenvolvimento de sua resposta. - Faça a leitura dos conteúdos do livro didático da disciplina, mais precisamente você encontrará a base do conteúdo requerido no contexto de sua atividade, disposto na Unidade 1. - A resposta desta atividade deverá ser realizada em um modelo de arquivo padrão do Word, o qual também está disponível no ícone de Material da Disciplina. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo de Formulário Mapa, salve em seu computador para responder diretamente nele e lembre-se de clicar em "salvar" sempre que fizer alguma edição em seu arquivo. - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte, portanto não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT, mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina. Ver conteúdo
Quando o ouriço toca no solo teremos que y = 0, já que não haverá mais altura; e quando x = 0 será a posição inicial no momento do início do pulo. Suponhamos que você, como programador, precisa desenvolver através das características pré-definidas do jogo os valores exatos alcançados pelo ouriço em sua trajetória. Para isso, a sua ideia principal foi estabelecer uma proporção de tamanho para o cenário do ouriço: Ver conteúdo
Observação: a resposta desta atividade deverá ser realizada diretamente no FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER O MAPA, o qual está em arquivo Word, disponível dentro da ambiente da disciplina, no ícone de MATERIAL DA DISCIPLINA. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo denominado "FORMULÁRIO MAPA", salve em seu computador e comece respondendo diretamente nele. Lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte, portanto não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT. Ver conteúdo
A altura máxima ou mínima da parábola será determinada através das equações dos vértices de uma parábola, sendo: Ver conteúdo
1- Concluo que os contratos de parceria são válidos ou inválidos (apresentar de forma resumida os motivos e as adequações necessárias); 2- Concluo que a parceria com Paulo seria viável ou inviável (apresentar de forma resumida os motivos, apresentar vantagens e desvantagens); 3- Concluo que seria viável ou inviável (arrendar ou a parceria) quanto aos 59 hectares (apresentar o motivo que levou a se posicionar que seria melhor: - Yago realizar o plantio ou realizar a parceria ou arrendamento). Ver conteúdo
CONCLUSÃO: 1- Concluo que os contratos de parceria são válidos ou inválidos (apresentar de forma resumida os motivos e as adequações necessárias); 2- Concluo que a parceria com Paulo seria viável ou inviável (apresentar de forma resumida os motivos, apresentar vantagens e desvantagens); 3- Concluo que seria viável ou inviável (arrendar ou a parceria) quanto aos 59 hectares (apresentar o motivo que levou a se posicionar que seria melhor: - Yago realizar o plantio ou realizar a parceria ou arrendamento). Ver conteúdo
É possível dizer que o eixo “y” informa a altura que o ouriço poderá atingir, e o eixo “x” informa a distância que o ouriço alcançará. A partir do ponto inicial do pulo (desprezando características como resistência do ar e outras forças), consideremos 00 (zero) para altura em que ele salta. Ao pular, atinge uma altura V (vértice da parábola) e, em seguida, caindo até atingir o chão. Ver conteúdo
3- COM RELAÇÃO À PARTE OCIOSA DO IMÓVEL: I. É viável Yago realizar o plantio ou realizar contrato de parceria ou arrendamento com os vizinhos ou terceiros quanto aos 59 hectares? II. A parceria ou arrendamento seria uma fonte alternativa de renda para manutenção das instalações e tecnificação do criame de suíno de Yago? Ver conteúdo
Escolhendo um jogo em especifico. É impossível olhar para o Sonic e não associar diretamente à matemática, já que sua trajetória de saltos é uma parábola (gráfico de uma função do 2º grau). Ver conteúdo
Mesmo cada jogo apresentando sua característica peculiar, todos eles apresentam movimentações em relação ao eixo x e y, origem essa do nome 2D, sendo duas dimensões. O eixo x determina os movimentos na horizontal e o eixo y determina os movimentos na vertical, juntando os dois temos os pulos para frente que configuram uma junção de x e y no plano. Ver conteúdo
2- QUANTO AOS ANIMAIS EXCEDENTES: I. Yago conseguiria em um curto prazo realizar as adequações necessárias? II. Há possibilidade de Yago realizar parceria com Paulo, visando escoar os animais excedentes? Ver conteúdo
É possível encontrar diversas plataformas que possuem rotinas de programações pré-definidas, que possibilitam que diversos jogos sejam programados, mas mesmo tendo essas funcionalidades, não exclui a expertise que o programador deve ter de programação e de matemática para que possa projetar e programar jogos desse tipo. Ver conteúdo
II. Há necessidade de recolhimento de valores previdenciários? III. Há possibilidade de subordinação de um parceiro a outro, ou só em caso de contrato de trabalho? Ver conteúdo
Dentre as infinidades de jogos em 2D que é possível encontrar, podemos citar em específico os clássicos, como Super Mario World, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Street Fighter, Super Sonic dentre milhares outros. Jogos 2D usam gráficos planos, chamados de sprites, e não possuem geometria tridimensional. Eles são desenhados na tela como imagens planas e a câmera (câmera ortográfica) não possui perspectiva. Ver conteúdo