Boa pesquisa! Dicas dos professores: - Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina. - Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina". - Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização. - A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota. - Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador. Ver conteúdo
O objetivo é que você procure detectar soluções atuais que possam apoiar as organizações do agronegócio na automatização de seus processos. Para tal, você deve realizar três passos: Ver conteúdo
Importante! Para cada item exposto, você deve apresentar o cálculo, o resultado e a análise descritiva. 3) Com base nos dados coletados sobre o consumo de combustível faça uma análise geral dessas informações, enfatizando a média de consumo por pessoa e, para esta situação em específico, explique como é possível reduzir esse consumo de forma sustentável. Ver conteúdo
(2) SEGUNDA ETAPA: realização da pesquisa: Esta atividade visa que você aplique os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, principalmente os que estão relacionados à Reutilização de software e Tendências emergentes. Ver conteúdo
2.3 Cálculo da média de consumo de combustível (aqui é importante separar e agrupar veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível). 2.4 Cálculo da média do valor pago pelo litro do combustível (aqui é importante separar e agrupar veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível). Ver conteúdo
Fonte: https://tiinside.com.br/07/06/2021/o-agronegocio-e-a-urgencia-do-investimento-em-tecnologia/ https://www.poder360.com.br/agronegocio/agronegocio-brasileiro-tem-superavit-de-us-437-bi-em-2022/ https://www.economist.com/weeklyedition/2022-05-21 Ver conteúdo
2.1 Cálculo da média de veículos por residência. 2.2 Por meio de um gráfico de setores, por exemplo, o combustível mais utilizado. Ver conteúdo
Nesse contexto, as organizações de agronegócios devem buscar por ferramentas que acompanhem a necessidade de maior produtividade. Logo, o investimento em tecnologia é importante e a transformação digital tem sido um fenômeno que se funde à procura por inovação empresarial. Olhando para a automatização de processos, os gestores e as suas equipes de profissionais podem ter mais tempo e espaço para realizar funções com teor estratégico, deixando que as tarefas repetitivas sejam automatizadas. Ver conteúdo
2) Apresente um relatório com uma análise estatística e descritiva da pesquisa que você realizou. Dentro dessa análise, cujo objetivo é entender o consumo e o mercado de combustíveis ao seu redor, é fundamental que você apresente e descreva: Ver conteúdo
Em 2021, a elevação de custos de produção nas atividades de agronegócio tem sido uma preocupação da Confederação. O setor agropecuário serviu como uma fonte de contenção aos prejuízos provocados pela covid-19, mostrando-se um dos principais pilares produtivos do país. Atualmente, os efeitos da crise de suprimento de alimentos podem piorar dada a atual divisão geopolítica mundial provocada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Neste contexto, o Brasil tem uma grande oportunidade pois cada vez mais aumenta a procura global por produtores de insumos. O Brasil tem, portanto, grande potencial para ocupar este espaço no mercado. Ver conteúdo
Atenção! Além dessas perguntas, você pode elaborar outras que possam lhe auxiliar em uma possível análise para tomada de decisão. Importante lembrar que, pesquisas muito longas possuem uma menor chance de respostas confiáveis! Utilize o template disponibilizado no Material da Disciplina, e apresente uma tabela com as respostas obtidas na pesquisa realizada por você. Ver conteúdo
(1) PRIMEIRA ETAPA: contextualização de nossos estudos: É um fato histórico que o agronegócio brasileiro tem sido um dos segmentos que impactam na economia nacional. Devido à pandemia da covid-19, as organizações no setor do agronegócio têm procurado por soluções, e a tecnologia tem sido uma facilitadora para amplificar os ganhos produtivos destas companhias. Note que agregar valor às cadeias produtivas é um diferencial competitivo que não pode ser descartado por essas organizações. Dentre as possibilidades, a automação é capaz de elevar o nível de eficiência operacional das empresas do agronegócio, favorecendo a otimização de processos essenciais para os diversos setores do agronegócio, tais como: agricultura, pecuária, avicultura, piscicultura, apicultura, entre outros. Ver conteúdo
1.6 Qual o valor pago pelo litro do combustível no último abastecimento? 1.7 Notou alguma variação do preço do combustível? Ver conteúdo
1.4 Qual tipo de combustível utiliza normalmente? (gasolina, gasolina aditivada, etanol, diesel) 1.5 Qual o consumo normal de combustível do seu veículo? Ver conteúdo
1.2 Possui veículo motorizado? Qual? (carro, moto, caminhão etc.) 1.3 Quantos veículos possui em sua residência? Ver conteúdo
Você, querido(a) aluno(a), poderá elaborar as questões do formulário para a entrevista, porém, algumas informações são essenciais e PRECISAM constar em sua pesquisa: 1.1 Qual sua cidade/estado? Ver conteúdo
Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade Mapa, você precisa cumprir algumas etapas, a saber: Ver conteúdo
Etapa 2: Agora é com você! A partir da leitura do texto de apoio e considerando os estudos sobre pesquisa de mercado, faça o que se pede a seguir. 1) Sua missão é realizar uma pesquisa de mercado. Para isto, faça uma pesquisa, possivelmente entre colegas e familiares sobre o consumo de combustível. Dessa forma, você deverá realizar a coleta de dados por meio de entrevista com, no mínimo, 15 pessoas. Essa pesquisa pode ser realizada mediante a construção de um formulário online (google forms, por exemplo – no vídeo explicativo do MAPA, haverá um passo a passo para a criação do formulário) ou, a pesquisa pode ocorrer presencialmente, coletando as informações individualmente. Ver conteúdo
IMPORTANTE: Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, abaixo, apresenta-se mais detalhes sobre a realização da mesma: - Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina. - Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo. - Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). - Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. - Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação. - Atenção ao prazo de entrega! Evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino. Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a). Bons estudos! Ver conteúdo
AÇÃO/AVALIAÇÃO: Dentre os principais benefícios de uma pesquisa de mercado estão a identificação de problemas ou necessidades de materiais de consumo. Um desses materiais de consumo é o combustível e sua volatilidade. Estima-se que o consumo de gasolina no Brasil, em 2024, crescerá em 0,3% e de etanol, 8%, prevê StoneX. Fonte: adaptado de: https://www.udop.com.br/noticia/2023/11/09/consumo-de-gasolina-no-brasil-em-2024-crescera-0-3-o-de-etanol-8-preve-stonex.html. Acesso em: 30 jan. 2024. Mediante o exposto, com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Estatística, nossa atividade MAPA, será sobre o consumo de combustível. Ver conteúdo
F) O décimo-quinto comando digitado foi omitido. Assim sendo, escreva o comando que deveria ser digitado para que a descrição do respectivo comando possa ser executada corretamente. Ver conteúdo
REFLEXÃO Não só isso, mas também contribui significativamente em analisar o relacionamento com os clientes, percepções dos serviços ou produto, além da concorrência. Afinal, uma pesquisa de mercado serve para orientar um gestor na tomada de decisões ou solucionar problemas. Fonte: adaptado de: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/principais-beneficios-da-pesquisa-de-mercado/. Acesso em: 30 jan. 2024. Ver conteúdo
E) A descrição que explica o funcionamento do décimo-terceiro comando foi omitida. Assim sendo, escreva, de maneira suscinta, qual o efeito de tal comando, dada a ordem dos comandos digitados até então. Ver conteúdo
D) A descrição que explica o funcionamento do décimo-primeiro comando foi omitida. Assim sendo, escreva, de maneira suscinta, qual o efeito de tal comando, dada a ordem dos comandos digitados até então. Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO Não há como negar que o avanço da tecnologia influenciou em novas oportunidades para as empresas, independente do segmento de atuação. Neste contexto, a pesquisa de mercado é de suma importância, tendo em vista que permite identificar as oportunidades e problemas no mercado em que está inserida. Ao coletar informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor, é possível entender o que a organização precisa para chegar aos resultados almejados, e quais são as estratégias a serem guiadas, ou seja, uma pesquisa bem elaborada pode ser crucial para o desempenho de qualquer negócio. Ver conteúdo
C) O nono comando digitado foi omitido. Assim sendo, escreva o comando que deveria ser digitado para que a descrição do respectivo comando possa ser executada corretamente. Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”. Ver conteúdo
B) O quinto comando digitado foi omitido. Assim sendo, escreva o comando que deveria ser digitado para que a descrição do respectivo comando possa ser executada corretamente. Ver conteúdo
Etapa 1 – Leitura do texto de apoio PROBLEMATIZAÇÃO O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é importante você se adequar às principais tendências e oportunidades, além de compreender bem o mercado no qual está inserido e obter melhores resultados. Afinal, toda informação que envolve a concorrência e os consumidores, são de suma importância para os gestores tomarem decisões mais assertivas e garantirem o sucesso da empresa. Para se destacar dos concorrentes, é ideal realizar a pesquisa de mercado antes mesmo de investir. Ver conteúdo
A) O terceiro comando digitado foi omitido. Assim sendo, escreva o comando que deveria ser digitado para que a descrição do respectivo comando possa ser executada corretamente. Ver conteúdo