Primeira Etapa Considere que você é responsável pelo time de desenvolvimento de uma grande empresa do ramo hoteleiro. Foi demandado para seu time o desenvolvimento de um novo sistema de reservas de quartos e você precisará elaborar o projeto deste sistema. Ver conteúdo
Olá estudante. Tudo bem? Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente as informações a seguir. Em um cenário tão dinâmico, como nos dias atuais, onde a boa imagem e reputação são fundamentais para o sucesso e manutenção de um negócio, a comunicação integrada assume um papel estratégico como ferramenta indispensável para o estabelecimento de uma presença consistente e impactante no mercado. Ver conteúdo
Visão Geral da Atividade Nesta atividade será apresentado um cenário que iremos utilizar como referência para realização da atividade. A atividade é composta de duas etapas: a primeira que será a Análise do Problema, e a segunda que será o Projeto da Solução. Ver conteúdo
Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais. Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Para isso, atente-se para as orientações desta atividade MAPA e realize um ótimo trabalho! Ver conteúdo
Para finalizar, é hora de apresentar à Cibele o perfil de seu público. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, apresentado e definindo o perfil do público-alvo da empresa Sol e Praia, sugerindo 1 (uma) ação de comunicação e marketing que pode ser realizada pela empresa com base no perfil do público definido. Não é preciso descrever a ação, apenas sugerir e justificar o porquê de sua escolha. A ação deve ser escolhida com base na Unidade 2, páginas 82 a 96, Gestão do Composto de Marketing – Promoção. Ver conteúdo
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA (apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação demográfica – idade, gênero, renda, entre outros). SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA (apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação geográfica – localização do público-alvo). SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA (apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação psicográfica – personalidade e estilo de vida). SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL (apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação comportamental – ocasião de compra, benefícios esperados, fidelidade a marca). Ver conteúdo
Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu sobre Segmentação de Mercado e auxiliar Cibele a definir o público de sua empresa. Analise o estudo de caso apresentado, estude o mercado local, seus concorrentes e o perfil dos possíveis consumidores da marca Sol e Praia. Em seguida, preencha a tabela a seguir: Ver conteúdo
Mercado Local (pesquise e apresente 2 possíveis concorrentes da empresa Sol e Praia. Defina nome, produtos vendidos, valores, canais de comunicação e localização) CONCORRENTE 1 (Apresente aqui as informações coletadas) CONCORRENTE 2 (Apresente aqui as informações coletadas) Público-Alvo da Empresa (pesquise o perfil do público das empresas concorrentes apresentadas anteriormente) CONCORRENTE 1 (apresente informações referentes a idade, gênero, perfil e hábito de consumo dos consumidores desse concorrente) CONCORRENTE 2 (apresente informações referente a idade, gênero, perfil e hábito de consumo dos consumidores desse concorrente) Ver conteúdo
Para realizar essa atividade MAPA, você deve usar a cidade que você reside como mercado da empresa de Cibele e, assim, realizar a coleta de informações necessárias para a segmentação de mercado. Começaremos entendendo o mercado no qual a empresa Sol e Praia atua. Pesquise o mercado local, procurando entender os possíveis concorrentes da marca e como está o segmento de atuação da empresa. Em seguida, preencha a tabela a seguir com base nas informações solicitadas: Ver conteúdo
Agora é hora de você ajudar a nossa empreendedora a entender seu público e realizar uma segmentação de mercado. Para realizar essa atividade MAPA, você deve usar a cidade que você reside como mercado da empresa de Cibele e, assim, realizar a coleta de informações necessárias para a segmentação de mercado. Começaremos entendendo o mercado no qual a empresa Sol e Praia atua. Pesquise o mercado local, procurando entender os possíveis concorrentes da marca e como está o segmento de atuação da empresa. Em seguida, preencha a tabela a seguir com base nas informações solicitadas: Ver conteúdo
Cibele possui uma marca de moda praia em sua cidade, a Sol e Praia, produzindo biquínis e maiôs infantis e adultos. Por ser uma marca nova, ainda não possui uma loja física, realizando suas vendas on-line. Sua página na internet apresenta poucos modelos à disposição das clientes, pois seu foco está na venda de produtos personalizados, ou seja, suas consumidoras indicam o modelo que gostaram, e a produção é feita de maneira exclusiva e sob medida. O preço varia conforme o modelo e a necessidade de cada cliente, sendo que seus produtos partem do valor de R$ 100,00. Ver conteúdo
Falar de grandes marcas e seus públicos talvez seja até mais fácil de se entender do que quando falamos de pequenas empresas que, ainda, estão nesse processo de compreender mercado, concorrentes e consumidores. Afinal, nem sempre as empresas compreendem a importância em segmentar seus consumidores e acabam realizando suas ações de comunicação e marketing para todos os públicos, de maneira massiva e não direcionada. Ver conteúdo
Compreendendo a importância em se conhecer e segmentar corretamente o público, a marca Havaianas conseguiu reerguer seus produtos no mercado, mudar sua imagem e continuar ativa frente a seus concorrentes. Ver conteúdo
O preço baixo do produto era associado à classe C, sendo considerado popular demais e não consumido pelos demais públicos existentes no mercado. Segundo Bolina (2018, on-line), “Um dos pontos mais significativos da virada da Havaianas foi entender que ambos os públicos – tanto classes C quanto média/alta – eram importantes em números de vendas, afinal, o produto conseguia atender as demandas de todos”. Ver conteúdo
Conhecer o consumidor é tarefa básica e fundamental dos gestores de uma organização, sendo realizada em conjunto com os responsáveis pelo marketing e comunicação. Afinal, a definição e escolha errada de um público pode causar danos e até prejuízos financeiros à empresa no mercado. Um exemplo clássico de necessidade de conhecimento de público, e que levou a empresa até a se reposicionar, mudando sua imagem no mercado, foi a Havaianas. Com certeza você já ouviu a história de que a Havaianas reposicionou seu produto no mercado na década de 1990, não apenas nas características do que vendia, mas também na busca de novos consumidores. Ver conteúdo
“Segmentação é a divisão dos consumidores por produtos adquiridos e pelas características comuns da maioria desses consumidores. [...] A empresa busca conhecer seu consumidor para atendê-lo da melhor forma, pois, atingindo o perfil correto de clientes, as vendas aumentarão e, por consequência, aumenta sua participação no mercado, porque a empresa pode começar a atingir novos clientes que antes não compravam, aumentando, dessa forma, a imagem da empresa com clientes e concorrentes”. Ver conteúdo
Conhecer o público de uma organização é fundamental para que uma marca consiga definir suas ações, estratégias e objetivos de mercado. Por isso, é preciso pesquisar, definir e segmentar seu público. Segundo Vieira e Shimohigashi (2021, p.171): Ver conteúdo
Leia e analise o trecho anterior: Considerando os resultados alcançados pelos autores neste trabalho e os tópicos abordados no decorrer da disciplina sobre o papel das embalagens nos alimentos (que vai além da função protetora), DISCORRA (de 5 a 10 linhas) sobre como a inovação em embalagens pode contribuir para a adoção de estratégias sustentáveis em uma empresa e para um consumo mais consciente. Ver conteúdo
INOVAÇÃO EM EMBALAGENS E SUSTENTABILIDADE Em seu trabalho "Desenvolvimento de um Filme Bioativo Inovador Verde para Aplicação Industrial", Ahmed et al. (2022) observaram que todos os compostos essenciais foram salvos sob o revestimento dos filmes durante os períodos de armazenamento do estudo. A resposta fisiológica sob estresse oxidativo dos parâmetros de estabilidade também foi melhor em todas as frutas tratadas com o filme desenvolvido e, com base nos resultados, pôde-se afirmar que os filmes ajudaram a prevenir doenças e a manter a qualidade dos frutos durante o período. O que indica que a vida útil de armazenamento comercial pode ser estendida através da aplicação de filmes ou materiais revestidos nas indústrias de frutas. Ver conteúdo
c) Considerando as informações trazidas pela notícia do consumo dos alimentos contaminados na rede de fast food, qual(is) perigo(s) está(ão) associado(s) à presença de ratos no ambiente de produção de alimentos? Ver conteúdo
Considerando a relevância da produção de alimentos seguros e a identificação dos perigos que podem ocorrer durante a produção de alimentos, responda: a) Quais são os perigos que podem ocorrer nos alimentos? Ver conteúdo
A contaminação dos alimentos pode ter diversas origens e, para evitar a ocorrência da contaminação, é importante ter sistemas de qualidade que garantam a segurança dos alimentos, que evitem a presença de perigos e que auxiliam na garantia da produção de alimentos saudáveis para o consumidor. Ver conteúdo
Entenda: Em janeiro de 2024, funcionários de uma rede de fast food localizada em um shopping na cidade de Maceió, capital de Alagoas, passaram mal após comerem alimentos que haviam sido contaminados por ratos e precisaram ser hospitalizados. Os trabalhadores afirmaram que precisaram ir para o hospital após comerem pães que haviam sido roído por ratos dentro da lanchonete, e que os pães eram os mesmos oferecidos aos clientes. Segundo o advogado dos funcionários, os trabalhadores alertaram a gerência da unidade sobre contaminações, sujeira e sobre a validade dos alimentos. Ver conteúdo
Funcionários de uma rede de fast food de Maceió adoecem após consumirem alimentos contaminados por ratos O Ministério Público do Trabalho de Alagoas recebeu a denúncia e apura o caso Ver conteúdo
Faça um comentário sobre as contribuições de Marc Bloch e a Primeira Geração dos Annales para os estudos historiográficos. Ver conteúdo
Marc Bloch, renomado historiador francês e um dos fundadores da Escola dos Annales, fez importantes contribuições para a ampliação das fontes históricas e a abordagem da história problema. Em sua obra "Apologia da História ou o Ofício do Historiador", Bloch defendeu a necessidade de expandir o leque de fontes utilizadas pelos historiadores, incluindo o uso de testemunhos orais e relatos pessoais. Bloch argumentava que as fontes históricas não se limitam apenas a documentos oficiais e governamentais, mas também devem incluir as vozes das pessoas comuns e as experiências individuais. Ele reconhecia o valor dos relatos de testemunhas oculares e o potencial das fontes orais para complementar e enriquecer a compreensão do passado. Dessa forma, Bloch contribuiu para a ampliação das fontes históricas, permitindo uma visão mais abrangente e inclusiva da história. Ver conteúdo
Após a análise, crie um texto relacionando os dados econômicos da Tabela 1 com os dados da Tabela 2 sobre os resultados eleitorais do partido nazista. Ver conteúdo
O nazismo é um tema da História que foi e continua sendo muito estudado pela historiografia. Um dos principais elementos analisados é o processo de ascensão ao poder do partido nazista. Acerca desse processo, apresentamos duas tabelas a serem analisadas: Tabela 1 - Indicadores econômicos da Alemanha de 1923 a 1932 Ver conteúdo