Diante da necessidade latente de promover a qualidade de vida no trabalho, quais são os responsáveis pelas ações? Nos dias atuais, os problemas de saúde dos trabalhadores causados pelo trabalho, têm sido estudados pelas próprias organizações, no intuito de identificá-los e eliminá-los. Normalmente estes estudos são realizados por profissionais de RH – Recursos Humanos e gestores das empresas por meio da aplicação de formulários de pesquisa de satisfação no trabalho. Ver conteúdo
Diante das informações apresentadas, elabore um texto, em no mínimo 05 (cinco) linhas e no máximo 15 (quinze) linhas abordando as seguintes informações: - Escolha três dos seis principais benefícios da comunicação interna para as organizações, abordados no Estudo de Caso da Disciplina. - Explique como eles podem trazer benefícios para a comunicação interna a partir do uso das ferramentas digitais de comunicação. - Conclua seu texto dizendo se você considera a comunicação interna importante para o contexto organizacional. Justifique sua resposta. Ver conteúdo
A comunicação interna faz parte da comunicação integrada, sendo avaliada como uma ferramenta estratégica de interação com o público interno. Considerando a importância de estabelecer um relacionamento de confiança com os colaboradores e também conseguir resultados lucrativos no mercado. Ver conteúdo
Hoje, mais do que nunca, a internet se tornou a ferramenta de comunicação mais utilizada pelas organizações, além de oferecer um dinamismo de interação que nenhuma outra ferramenta é capaz de conseguir. Ela é representada pela utilização das mídias sociais, que globalizam a informação de maneira mais rápida do que um raio. Ferramentas como o WhatsApp, Blogs, Wikkis, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Youtube e Pinterest, por exemplo, são mais do que mídias sociais. São canais de interação direta, dinâmica, instantânea e barata, de relação com o público interno e externo de uma empresa. Além de custo praticamente zero, essas e outras mídias sociais fizeram as empresas reverem seus conceitos de comunicação com seus interlocutores. Elas revolucionaram e continuam revolucionando a forma de se comunicar. Ver conteúdo
A imagem proposta abaixo, sugere um dos mais conhecidos Modelo de Determinação Social da Saúde (DSS) que é o “Modelo de Dahlgren e Whitehead” que permitem identificar pontos para intervenções de políticas, no sentido de minimizar os diferenciais de DSS originados pela posição social dos indivíduos e grupos. De posse dessas informações, da leitura e análise da imagem e do conhecimento obtido, APRESENTE as intervenções necessárias que podem ser implementadas de maneira eficaz sobre os determinantes sociais da saúde do primeiro nível que estão relacionados aos fatores comportamentais e de estilos de vida. Ver conteúdo
Embora marcada por contrastes, a alimentação na Idade Média lançou as bases para a culinária moderna. A busca por novos sabores, a diversificação de ingredientes e a profissionalização da cozinha foram legados desse período. Com base no excerto acima, escreva um texto explicando como a estrutura social do feudalismo, os grandes eventos e a influência da Igreja moldaram a cultura alimentar na Idade Média. Ver conteúdo
Apesar das dificuldades, a culinária medieval apresentava inovações. Moinhos de água e vento otimizaram a produção de farinha, especiarias vindas do Oriente trouxeram novos sabores e a criação de guildas profissionalizou os padeiros e cozinheiros. As diferenças sociais se refletiam nas mesas. Pratos elaborados com carne, aves e peixes eram reservados à elite, enquanto as classes mais baixas consumiam principalmente vegetais, sopas e pães grosseiros. Ver conteúdo
O feudalismo ditava a dinâmica alimentar. Senhores feudais e nobres desfrutavam de fartura, enquanto camponeses e servos lutavam pela subsistência. A Igreja também exercia influência, definindo jejuns e dias de abstinência de carne, moldando hábitos alimentares e costumes. As técnicas de produção eram rudimentares e o clima instável afetava as colheitas, gerando frequentes períodos de fome. A peste negra, no século XIV, dizimou a população e intensificou a escassez de alimentos. Ver conteúdo
A Alimentação na Idade Média: Entre a Fartura e a Fome A alimentação na Idade Média era um mosaico de contrastes. Para a elite, banquetes opulentos ostentavam carnes exóticas, especiarias raras e vinhos caros. Já para a maioria da população, a fome era uma realidade constante, com pães de centeio, legumes e grãos como base da dieta. Ver conteúdo
c) Como a elaboração de um planejamento ajuda a identificar novas oportunidades de negócios? Ver conteúdo
Considerando os assuntos tratados no texto e na disciplina, responda aos seguintes questionamentos: a) Qual a diferença entre Retenção de Pessoal e Treinamento de Pessoas? Ver conteúdo
Para que um negócio se torne inovador é necessário que essas relações sejam alteradas de modo que novas oportunidades possam surgir para resolver problemas e otimizar soluções. As pessoas que fazem parte do empreendimento têm papel essencial para que essa situação aconteça, por isso, é tão importante investir tempo na contratação, retenção e treinamento de pessoas. Ver conteúdo
Gerenciar um negócio gastronômico demanda uma série de planos que envolvem uma diversidade de recursos que envolvem pessoas, dinheiro, insumos, máquinas e equipamentos. É importante saber enfrentar diferentes obstáculos que se dá na cozinha, na relação com parceiros, sindicados, clientes, fornecedores, governo, mídia, entre outros. Ver conteúdo
Com base nos seus conhecimentos obtidos na disciplina de Fisiologia Humana e em suas buscas em fontes confiáveis, construa um pequeno texto, de 10 a 15 linhas, explicando como a creatina pode servir como uma fonte rápida para a produção de ATP na fibra muscular. Ver conteúdo
“Nos animais vertebrados, a musculatura esquelética corresponde aproximadamente a 40% do peso corporal e os demais tipos de tecido muscular, apenas 10%. Além desse sistema expressar nossos padrões de comportamento gerando tensão mecânica, desempenha outras funções fisiológicas como na termorregulação e no jejum prolongado. Para que o músculo possa entrar em e manter sua atividade, necessita de energia metabólica, ou seja, ATP. Ao ser hidrolisado enzimaticamente, parte da energia liberada é utilizada para a geração de força mecânica e a outra parte é perdida na forma de calor. Como a disponibilidade de ATP é pequena nas fibras musculares, é necessária uma fonte adicional de energia como a creatina”. Ver conteúdo
Conforme aprendemos em nossas aulas e elucidado no capítulo 3 do nosso livro didático, sabemos que a contração muscular esquelética é um processo controlado pelos nervos motores do sistema nervoso somático, dependente de ATP. Observe um trecho do artigo no site da UNESP: Ver conteúdo
René Descartes é considerado o “fundador do racionalismo moderno”. Do ponto de vista epistemológico, para ele, a dúvida é o ponto de partida para se chegar ao conhecimento verdadeiro. Diante disso, ele construiu um método composto por quatro etapas que buscam explanar quais são os preceitos lógicos que organizam o pensamento e o raciocínio para se alcançar o conhecimento indubitável. Com base em seus conhecimentos sobre a Filosofia de René Descartes, responda a seguinte questão: quais são as quatro etapas do método desenvolvido por Descartes? Apresente cada etapa e explique como são caracterizadas. Ver conteúdo
“Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências”. Ver conteúdo
A partir dessas leituras, desenvolva um breve texto dissertativo indicando qual era o papel da mulher na sociedade israelita e se justifica um discurso de submissão que algumas igrejas propõem hoje em dia. Embase sua resposta nos textos e caso dê exemplos, que tenham alguma referência de comprovação. Cuidado com as generalizações, que é tomar um exemplo particular como uma verdade universal. Argumente de forma coerente, sem deixar sua opinião se tornar fundamento do argumento. Ver conteúdo
Elabore uma resposta a esta colocação a partir de seu estudo de Línguas bíblicas, defendendo a pluralidade das traduções bíblicas e justificando a necessidade de que não se tenha somente uma única tradução. Dê um exemplo concreto a partir de suas leituras na disciplina ou das aulas. Sua resposta deve estar entre 7-10 linhas. Ver conteúdo
Imagine o seguinte cenário: em uma postagem de uma rede social de uma comunidade, uma das respostas dizia o seguinte: Eu acho que nós devíamos ter uma só Bíblia aqui na Igreja. Por que trazer várias? Só pro nosso povo ficar todo confuso... Afinal, alguém já traduziu a Bíblia das línguas antigas, então para quê ficar fazendo outras traduções? É uma baita perda de tempo! Ver conteúdo
Tendo como base o conteúdo dos excertos acima, escreva um texto explicando a complexidade de se estudar a religião como objeto da ciência. Ver conteúdo
TEXTO 2 O senso comum, que fora antes aquele sentido por meio do qual todos os outros, com as suas sensações estritamente privadas, se ajustavam ao mundo comum, tal como a visão ajustava o homem ao mundo visível, tornou-se então uma faculdade interior sem qualquer relação com o mundo. Esse sentido era agora chamado de comum meramente por ser comum a todos. O que os homens têm agora em comum não é o mundo, mas a estrutura de suas mentes, e isso eles não podem, a rigor, ter em comum; o que pode ocorrer é apenas que a faculdade de raciocínio seja a mesma para todos. Ver conteúdo
TEXTO 1 Diferentemente das definições de religião, o objeto “religião” não existe somente na cabeça dos pesquisadores. Ele está no mundo exterior, onde pesquisadores realmente o enxergam. O objeto “religião” é algo concreto, ou seja, é sempre uma determinada religião. Cada uma das milhares de religiões que podem ser escolhidas e estudadas é representada como uma totalidade passível de investigação de acordo com quatro perspectivas: como comunidade, como sistema de atos, como conjunto de doutrinas ou como sedimentação de experiências. Ver conteúdo
Com base nas diretrizes fornecidas nas aulas de Técnicas de Pesquisa Social Aplicada do curso de Serviço Social, bem como nos materiais disponíveis no Studeo, esta primeira etapa consistirá na submissão parcial do seu projeto de pesquisa. Nesta etapa, é necessário apresentar o tema, o problema de pesquisa, o objetivo geral, a justificativa e a metodologia proposta. Ver conteúdo
Um projeto de pesquisa é crucial para o planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pois representa o ponto de partida para investigar e abordar questões relevantes dentro de uma temática. Assim, um projeto de pesquisa bem elaborado desempenha um papel central na jornada acadêmica, guiando o estudante na condução de sua dimensão investigativa. Ver conteúdo
Nesta atividade você deverá elaborar um texto dissertativo, respondendo os seguintes tópicos A) De acordo com o Decreto, quais os objetivos do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual e Dignidade Menstrual B) Ainda sobre o Decreto, apresente quem são as pessoas beneficiárias deste programa C) De acordo com o Art. 6º do Decreto, quem comporá o ato conjunto e como será disposta as ações do programa. D) Como é feita a distribuição de absorventes às mestruantes, qual o fluxo estipulado para a obtenção gratuita deste produto (você pode consultar por exemplo o site: https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/ouvsus/servicos/programa-dignidade-menstrual ou ainda https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/saiba-como-ter-acesso-a-absorventes-gratuitos-pelo-sus Ver conteúdo
Além disso, é importante desafiar os estigmas e tabus associados à menstruação, promovendo conversas abertas e inclusivas sobre o assunto. Isso pode ajudar a criar uma cultura onde a menstruação seja vista como uma parte normal da vida e onde todas as pessoas tenham o apoio e os recursos necessários para vivenciá-la com dignidade. Ver conteúdo
Promover a dignidade menstrual envolve a implementação de políticas e programas que garantam o acesso universal a produtos menstruais, educação menstrual abrangente, instalações sanitárias adequadas e ambientes onde a menstruação não seja estigmatizada. Isso pode incluir a distribuição gratuita ou de baixo custo de produtos menstruais, a instalação de banheiros públicos equipados com suprimentos para menstruação, e a inclusão da educação menstrual nos currículos escolares. Ver conteúdo