3) Explique as contribuições de Vygotsky e Piaget para o entendimento da brincadeira como ferramenta para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Ver conteúdo
2) Em uma atividade teatral, o professor propõe que todos os alunos vivenciem diferentes papéis: de vilão, mocinho, vingativo, agressor, submisso, ditador, sossegado, agitado, entre outros. Ao final da atividade, pergunta sobre como foi a experiência. Identifique qual elemento das relações humanas este tipo de experiência pode desenvolver nos alunos. Explique este elemento e justifique sua resposta. Ver conteúdo
1) Uma professora do primeiro ano propõe uma brincadeira de telefone sem fio: as crianças formam uma fila e a professora fala uma informação no ouvido do primeiro da fila. Este deverá repetir a frase no ouvido do próximo da fila e assim sucessivamente, até o último da fila, que deverá falar em voz alta a informação que chegou até ele. Observação: cada criança deve falar uma única vez. Que elemento das relações humanas pode ser trabalhado nesta atividade? Qual a sua importância? Justifique sua resposta. Ver conteúdo
O excerto exposto afirma a importância do lúdico no desenvolvimento da criança como um todo, inclusive nas suas relações interpessoais, sendo um recurso essencial no trabalho pedagógico. Diante disso, você deverá elaborar um texto de 20 a 30 linhas respondendo às seguintes questões: Ver conteúdo
“A ludicidade é importante para o desenvolvimento da identidade, autonomia, linguagem e aspectos cognitivos da criança. O jogo e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos e sobretudo na infância tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore. Por meio da brincadeira a criança se envolve no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro, brincando, a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação educacional e profissional, tais como atenção, afetividade, interação, socialização e concentração entre outras habilidades. que são importantes para o desenvolvimento da leitura” (Melo et al., 2021, p. 1). Ver conteúdo
Você pode utilizar outras fontes bibliográficas para elaboração do texto, desde que as citações sejam indiretas, ou seja, com suas palavras. No final do texto, deve constar as referências utilizadas conforme a ABNT. Ver conteúdo
Considerando o exposto, sua ação nessa atividade consiste em tecer uma análise crítica sobre os resultados parciais de uma das três primeiras metas do PNE (2014-2024), apresentando as reflexões que acredita serem necessárias para as novas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, conforme a discussão do Eixo II elencado pelo Conae, edição 2024. Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas. Ver conteúdo
As discussões do novo Plano Nacional de Educação estão em discussão, por meio da Conferência Nacional de Educação (CONAE), e têm como tema na Edição 2024: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Eles estabeleceram sete eixos de discussão, sendo o Eixo II - A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios. Ver conteúdo
Convido você a experimentar uma consulta no site do Observatório do Plano Nacional de Educação (https://www.observatoriodopne.org.br/), que mostra a análise parcial de todas as metas mensuráveis. Depois, reflita sobre o que precisaremos repensar para nossa Educação nas próximas décadas. Ver conteúdo
O ano de 2024 marca o final do decênio do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014. Algumas metas foram alcançadas de forma integral, outras de forma parcial, mas também temos as que não foram alcançadas. Enquanto futuro profissional da Educação, você já parou para analisar essas metas e seus andamentos? Ver conteúdo
Seja claro e sucinto e elabore um texto coerente que contemple sua real compreensão sobre esse recorte histórico. Ver conteúdo
Considerando a importância de mais clareza sobre isso, proponho para essa atividade dissertativa que você faça a leitura do artigo, disponibilizado na sala do café, Literatura infantil no Brasil: a questão nacional, de André Dela Vale, e, a partir disso, elabore uma resenha a respeito da temática levantada. Ver conteúdo
Certamente, você já teve algum contato com os clássicos da literatura infantil do nosso país, se não na graduação, ao longo da sua jornada de estudos, iniciada na educação infantil até os dias de hoje. Essa literatura foi fortemente influenciada pelos autores europeus que, muito antes de nós, já estavam com os olhares voltados para o público infantil considerando as transformações sociais que vinham ocorrendo em todo o mundo, ao longo dos tempos. Ver conteúdo
Partindo dessa reflexão, você deve fazer um texto dissertativo com o seguinte título: A importância dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Lembre-se: o texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. Utilize linguagem acadêmica, isto é, língua formal adequada. Ver conteúdo
Não podemos conceber no século XXI o ensino da gramática pela gramática, da regra pela regra sem apresentar o real uso e significado da língua para o aluno, que já a usa. Ver conteúdo
O processo de ensino-aprendizagem não é simples e de mão única, por isso há diferentes correntes teóricas e metodologias que discutem e apresentam propostas para que esse processo seja o mais eficiente e significativo para o ambiente escolar. Diante disso, surge a importante pergunta: como ensinar a língua materna na escola? Um caminho que deve ser trilhado é partir dos gêneros textuais, pois “pelo cuidado do professor em ensinar o aluno a ultrapassar a matéria linguística do texto e a ter em conta os interlocutores envolvidos – quem fala, quem escreve e para quem”, afirma Antunes (2009, p. 88). Ver conteúdo
O processo de integração de canais já é uma realidade no varejo brasileiro e muitas empresas estão aperfeiçoando seus processos para oferecer cada vez mais e melhores experiências aos seus consumidores. No Estudo de Caso desta disciplina vivenciamos duas jornadas de compra realizadas por Paulo. Em ambos exemplos apresentados, a jornada se iniciou a partir dos canais digitais. Deste modo, a proposta desta atividade é descrever uma jornada de compra para Paulo que deve iniciar em um canal físico, passar pelos canais digitais e finalizar também em um canal físico. Para isso, você deverá citar pelo menos 4 etapas da jornada de compra, desde a descoberta da necessidade de compra do produto, até a efetivação da compra e entrega final. Após a descrição, você deverá justificar a jornada que escolheu, com base na melhor experiência para Paulo. Ver conteúdo
O consumidor está constantemente on-line, no celular, nas redes sociais, nas lojas físicas – tudo ao mesmo tempo. A visão omnichannel do marketing aproveita-se dessa dinâmica e leva ofertas e experiências para onde os consumidores estão, em vez de tentar levar o consumidor apenas para um de seus canais de interesse. Uma estratégia da área pressupõe, dessa forma, uma integração perfeita de conteúdos, ofertas e experiências entre os diferentes canais da empresa, sejam eles próprios ou de terceiros (FGV, 2022). Ver conteúdo
Agora, explique com suas palavras qual a relação do ZMOT com as provas sociais, apresentando um exemplo de como interagem em sua argumentação. Ver conteúdo
O momento zero da verdade, ou ZMOT, é um processo natural para o consumidor atualmente, e o termo foi criado por Jim Lecinski, no Google, em 2011. O ZMOT acontece hoje em dia juntamente com três outras etapas do processo de compra, que são estímulo, prateleira e experiência, no momento em que o consumidor faz suas próprias buscas por informaões sobre produtos ou serviços, sendo considerado pelo Google, o momento em que ele precisa estar presente no processo de compra. Ver conteúdo
Conclua sua reflexão destacando as principais vantagens de uma abordagem educacional que valoriza a história da matemática no ensino da disciplina. Ver conteúdo
Discorra sobre os possíveis desafios e limitações de integrar essas perspectivas históricas nas aulas de matemática contemporâneas. Como esses desafios podem ser superados para maximizar os benefícios dessa abordagem? Ver conteúdo
Reflita sobre como a inclusão dessas perspectivas históricas pode beneficiar o processo de ensino- aprendizagem em matemática, tanto para estudantes quanto para professores. Considere aspectos como a contextualização dos conceitos matemáticos, a promoção do pensamento crítico e a valorização da interdisciplinaridade. Ver conteúdo
Faça uma pesquisa sobre as contribuições de pelo menos duas civilizações antigas para a matemática. Considerando o contexto histórico, cultural, e científico de suas descobertas, discuta como essas contribuições influenciaram o desenvolvimento de conceitos matemáticos que são fundamentais na matemática moderna. Ver conteúdo
Esta atividade visa explorar a importância histórica das contribuições de civilizações antigas para a matemática moderna, enfatizando a interconexão entre matemática, história e outras áreas do conhecimento. Assim, você deverá investigar como as descobertas matemáticas de civilizações como os egípcios, babilônios, gregos, indianos, e chineses moldaram os conceitos matemáticos contemporâneos e como essa compreensão pode ser aplicada para enriquecer o ensino e aprendizado da matemática hoje. Por fim, você deverá redigir um texto dissertativo destacando as informações abaixo: Ver conteúdo
A Matemática, como conhecemos hoje, é o resultado de milênios de desenvolvimento, influenciada pelas necessidades, culturas e conhecimentos de diversas civilizações ao redor do mundo. Desde a antiguidade, conceitos matemáticos têm sido fundamentais para o avanço de sociedades, influenciando desde construções arquitetônicas até o desenvolvimento de sistemas econômicos. A compreensão dessas influências históricas não apenas enriquece nossa percepção da matemática como uma disciplina dinâmica e evolutiva, mas também destaca a importância de uma abordagem interdisciplinar no ensino desta ciência. Ver conteúdo