Um dos objetivos da Epidemiologia é a observação de fatos na população. Esses fatos envolvem a presença de doenças, a exposição a determinados fatores, ou outros atributos e eventos de interesse. Para tanto, se faz necessário quantificar, ou seja, atribuir números aos fatos por meio de procedimentos estatísticos básicos. Assim, medir a frequência ou ocorrência desses fatos é fundamental para o controle e manutenção de condições de saúde. Ver conteúdo
Apresentar, no mínimo, um exemplo de ação para cada idade em que crianças de um a oito anos conseguem realizar no cotidiano, no que diz respeito à orientação espacial. Descrever cada uma dessas ações referentes aos exemplos que você apresentou, identificando quais são as características que definem esse exemplo como sendo referente a organização espacial. Ver conteúdo
Sabendo que o período da infância é determinante para o aprimoramento dos elementos da psicomotricidade repercutindo na vida adulta, nesta atividade, você deverá escrever um texto dissertativo-argumentativo (mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas), constando os seguintes itens: Ver conteúdo
Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a lateralidade, o esquema corporal, as orientações espacial e temporal, a tonicidade e a coordenação motora, Oliveira (1997, p. 45) destaca que: "o corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Isto significa que, conhecendo-o, terá maior habilidade para se diferenciar, para sentir diferenças". Ver conteúdo
No Brasil, tanto o processo de substituição das importações quanto a modernização da base técnica representaram os primeiros passos para a transformação dos complexos rurais em complexos agroindustriais. Nesse sentido, considerando o contexto histórico brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970, com base no material didático da disciplina de Economia Brasileira, apresente brevemente o conceito de agronegócio e as características que levaram à produção rural deixar de ser vista isoladamente e ser encarada como parte de algo maior. Ver conteúdo
A partir da década de 1960, o modelo tradicional da agricultura brasileira foi pressionado a buscar novas formas para que continuasse a crescer. Assim, tornou-se evidente a necessidade de modernização da agricultura, não só para elevação da produtividade, mas também para o avanço em áreas inicialmente improdutivas, como o Cerrado. Dessa forma, as décadas de 1960 e 1970 são marcadas pela intensificação do uso de maquinário e de produtos químicos na agricultura. O que se observou nesse período foi a modernização da base técnica, a integração intersetorial, o fortalecimento da agroindústria e a expansão da fronteira agrícola. Foi a partir daí que a “Revolução Verde” ocorreu no país. Ver conteúdo
Neste caso, como profissional do agronegócio, como você orientaria a cooperativa quanto ao imóvel de 15 hectares? Apresente e justifique, com a inclusão do artigo de lei, se a cooperativa pode buscar o direito de propriedade para si, em um breve texto dissertativo com até 15 linhas. Ver conteúdo
Após analisar os documentos, você identificou que a produção e a renda percebidas pela cooperativa eram em razão da utilização do imóvel de 30 hectares, bem como dos outros 15 hectares da propriedade abandonada. Contudo, nos livros fiscais e contábeis, o rendimento total era escriturado como sendo proveniente do imóvel de 30 hectares. Você ainda identificou que muitas negociações foram inviabilizadas, pois as empresas adquirentes dos produtos, quando pugnavam por uma garantia, acabavam por não realizar negócio, pois exigiam uma garantia de no mínimo um imóvel de 40 hectares. Ainda, para fins de financiamento e outras transações, você identificou que os agentes financeiros limitavam os valores ao montante da produção e dos 30 hectares, rejeitando o imóvel abandonado de 15 hectares. Esclarece que, desde 1991, ninguém retornou para reivindicar a propriedade ou a posse, sendo que nestes mais de 22 anos ficou aos cuidados da cooperativa. De outro lado, somando os 30 hectares mais os 15 hectares (45 hectares) não desenquadraria a cooperativa como sendo agricultura familiar, já que o módulo fiscal na região é de 20 hectares. Portanto, 80 hectares na localidade são considerados pequena propriedade. Ver conteúdo
A Cooperativa de produtores de cana-de-açúcar (mundodoce), constituída desde 1980, possuí hoje em seu quadro mais de 50 famílias (todos os membros são agricultores familiares). Quando da constituição da cooperativa, ela adquiriu 30 hectares, sendo esta quantia até os dias de hoje. Contudo, em 1989, por motivos não conhecidos pelos membros ou pela diretoria da cooperativa, a propriedade vizinha, com 15 hectares, foi abandonada. Para que o imóvel não ficasse ocioso, no ano de 1991, por meio de assembleia com os membros, a cooperativa passou a cuidar deste imóvel “abandonado”, com a correção de solo, nivelamento etc., bem como pagando os tributos e custos de manutenção. Em contrapartida, a cooperativa passou a utilizar o imóvel para sua produção. No ano de 2024, você foi contratado para a função de gestor de agronegócio na cooperativa. Ver conteúdo
Além da função social, o indivíduo deverá cumprir outros requisitos para adquirir esta propriedade, como, por exemplo, exercer a posse por determinado tempo, se comportar como dono (animus domini), pagar os tributos, conservar o imóvel, ter justo título ou não, obter a posse de forma pacífica etc. Ver conteúdo
Para que uma propriedade rural esteja dentro dos limites da função social, seu proprietário deverá cumprir simultaneamente os requisitos expostos, ou seja: I) desenvolver atividades rurais de forma a maximizar o uso da terra, nos termos da Instrução Normativa n° 11 de 2003 do Incra; II) manter, preservar e reparar o meio ambiente quando do exercício da propriedade e posse; III) preservar e respeitar as regras e relações do trabalho; IV) o proprietário rural deverá prezar e fomentar sua qualidade de vida, de seus familiares e funcionários. Ver conteúdo
I – aproveitamento racional e adequado; II – utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; III – observância das disposições que regulam as relações de trabalho; IV – exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores (BRASIL, 1988). Ver conteúdo
Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: Ver conteúdo
O indivíduo que busca a usucapião, ou seja, obter o título do imóvel que vem exercendo a posse, além dos requisitos necessários, deverá cumprir a função social, conforme determina o Art. 186 da Constituição Federal: Ver conteúdo
Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade. Dentre as várias limitações, temos a usucapião como forma de perda da propriedade pelo exercício efetivo e cumprimento da função social da propriedade por terceira pessoa, diversa da do proprietário. Ver conteúdo
Mediante o exposto, explique sobre os pilares da sustentabilidade e cite pelo menos dois exemplos de aplicação na área do agronegócio. Ver conteúdo
O agronegócio no Brasil tem desempenhado um papel fundamental na sustentação da economia nacional, consolidando-se como um dos pilares mais robustos do país. Com uma vasta extensão territorial, recursos naturais abundantes e um clima favorável, o Brasil possui as condições ideais para as produções agrícola e pecuária em larga escala. Este setor não apenas fornece alimentos essenciais para a população interna, mas também se destaca como um dos principais exportadores globais, contribuindo significativamente para a balança comercial brasileira. Ver conteúdo
Com base nessa situação hipotética descrita e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, qual é a estrutura de mercado que melhor descreve essa situação? Em seguida, apresente e explique as principais características dessa estrutura de mercado. Ver conteúdo
Em um mercado específico, apenas três grandes empresas dominam a produção de um produto altamente tecnológico e muito procurado. Cada uma dessas empresas tem a capacidade de influenciar os preços devido à sua significativa participação de mercado. No entanto, essas empresas também monitoram constantemente as estratégias uma da outra, e as decisões de uma podem afetar significativamente as outras em termos de participação de mercado e lucratividade. Ver conteúdo
Pensando nisso, agora diga quais as principais características que diferenciam uma pesquisa de marketing com questionário enviado por e-mail (quantitativa), de uma pesquisa de marketing com roteiro de entrevista realizada na rua pessoalmente (qualitativa), por exemplo? Ver conteúdo
A internet, junto à novas tecnologias, possibilita um salto exponencial, não só para a pesquisa de marketing, mas para todas as áreas, sobretudo aquelas que dependem de comunicação. Portanto, é importante mencionar a influência digital direta neste processo de realização de pesquisas. Ver conteúdo
As pesquisas on-line, como exemplo da relação da pesquisa com a tecnologia, são cada vez mais populares devido à sua facilidade de acesso e custo relativamente baixo. As empresas ou institutos de pesquisa utilizam questionários digitais para coletar dados sobre preferências, hábitos de compra e opiniões dos consumidores. Essas pesquisas podem ser distribuídas por e-mail, em sites ou por meio de painéis de pesquisa. Ver conteúdo
A pesquisa de marketing é uma prática contínua e essencial para entender o ambiente em que as empresas operam, bem como as preferências e necessidades dos consumidores. É importante ressaltar que a pesquisa de marketing evolui constantemente, na medida em que novas tecnologias e técnicas surgem. Ver conteúdo
Considerando as informações e a imagem apresentada sobre a intensa onda de calor e o consequente aumento no consumo de energia elétrica no Brasil, em setembro de 2023, apresente os possíveis impactos desse aumento na demanda de energia para a economia do país. Além disso, cite quais fatores podem ter contribuído para as variações no consumo de energia entre os estados, destacando possíveis motivos de baixas (e altas) variações. Ver conteúdo
O consumo no mês acabou sendo maior do que a estimativa do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para a setembro, que era de uma alta de 5,8% na carga. Na 2ª quinzena do mês, as temperaturas ultrapassaram 40°C em algumas regiões do país. Ver conteúdo
Esse foi o maior aumento de consumo de energia registrado em 2023. Do total da energia utilizada, 43.091 MW médios foram direcionados para o mercado regulado, em que estão os consumidores residenciais e as pequenas e médias empresas atendidos pelas distribuidoras locais. Neste segmento, a demanda aumentou 8,2%. Ver conteúdo
A intensa onda de calor registrada no Brasil em setembro impulsionou o consumo de energia elétrica. O país encerrou o mês com carga de 68.306 MW (megawatts) médios – demanda 6,2% maior na comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são do boletim InfoMercado quinzenal divulgado nesta 3ª feira (10.out.2023) pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Ver conteúdo
A estatística é uma ciência que se expande em diversos aspectos, entre eles a organização, distribuição, interpretação e, principalmente, a análise de dados em situações diferenciadas. Não podemos esquecer de como a estatística pode, além de explicar e prever eventos, elevar a capacidade de interpretação e auxiliar na tomada de decisões. É justamente essa capacidade de interpretação que trabalharemos aqui, mais precisamente a capacidade de interpretação de gráficos e tabelas. Ver conteúdo
Em posse da leitura do fragmento de texto e considerando os estudos da disciplina, (1) APRESENTE quais são os passos necessários para se obter o máximo de qualidade e produtividade da comunicação que se deseja. Em seguida, (2) EXPLIQUE, brevemente, quais são os impactos da comunicação eficiente e eficaz no ambiente organizacional. Ver conteúdo
Como a comunicação é muito importante no ambiente empresarial, as empresas querem e precisam de pessoas com boas habilidades de comunicação. A importância da comunicação é atestada por muitos levantamentos com executivos, recrutadores e acadêmicos. Sem exceção, a comunicação (especialmente a escrita) aparece nos primeiros lugares como habilidade necessária para o sucesso de sua empresa. Suas atividades na empresa em que você trabalha envolvem - e muito - a comunicação, afinal, ela é uma parte essencial do dia a dia no ambiente de negócios. Infelizmente, a necessidade de funcionários com boas habilidades de comunicação muitas vezes não é atendida. Muitos funcionários, mesmo aqueles com diploma universitário, não se comunicam bem. Ver conteúdo