2.1) Após ter criado seu recurso educacional, compartilhe o link de acesso e uma captura de tela do referido recurso conforme o TEMPLATE DO MAPA disponibilizado no Material da Disciplina. Ver conteúdo
1.2) Em seguida, você montará o PROJETO DE APOIO EDUCACIONAL e apresentará o link de acesso, o nome da ferramenta escolhida, a intencionalidade pedagógica, a metodologia, o público alvo e deverá entregá-lo em uma escola Ver conteúdo
1.1) A partir das opções de plataformas indicadas, você deverá construir um recurso educacional utilizando o conteúdo que você gosta. Ver conteúdo
A seguir, compartilhamos alguns exemplos de plataformas e você poderá fazer uma busca rápida na internet sobre suas respectivas funcionalidades, são elas: Scratch, PHetColorado, Wordwall, Mentimenter, Padlet, entre outras. Ver conteúdo
Por meio da integração dessas diversas disciplinas, o STEAM visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para enfrentar as complexidades do mundo moderno, onde a proficiência Ver conteúdo
A sigla STEAM significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). Visa promover uma abordagem interdisciplinar para a educação Ver conteúdo
A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas. Ver conteúdo
Considerando a importância da Pedagogia Hospitalar e os desafios da equipe multidisciplinar, desenvolva uma aula de Geografia sobre meio ambiente e sustentabilidade adaptada para uma criança do quinto ano do ensino fundamental, levando em consideração as necessidades e limitações do contexto hospitalar. Ver conteúdo
Concluindo, a Pedagogia Hospitalar e a prática de contação de histórias dentro do contexto hospitalar têm um impacto profundamente positivo na experiência das crianças internadas. Ver conteúdo
A hospitalização de crianças por longos períodos de tempo implica desafios importantes que transcendem o aspecto médico, impactando profundamente seus aspectos psicoemocionais e sociais. Ver conteúdo
Faça a leitura do tópico 2 da Unidade 4 do livro didático: "Recomendações para o Trabalho Educacional e Inclusivo dos Estudantes do Público-Alvo da Educação Especial na Sala de Aula Comum". Ver conteúdo
Elabore um texto dissertativo de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, seguindo estas orientações: Ver conteúdo
c) Conclua seu texto apontando a importância do professor apresentar conhecimentos sobre as especificidades de seus alunos para realizar adaptações curriculares adequadas para atendê-los. Ver conteúdo
b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada pelo personagem Ishaan e justifique por que as utilizou, como a estratégia proposta auxiliará no processo de ensino e aprendizagem do aluno. (não poderá utilizar as estratégias realizadas pelo professor do aluno do filme). Ver conteúdo
a) Cite duas dificuldades apresentadas pelo personagem Ishaan do filme, como se você estivesse na sala de aula acompanhando o processo de ensino e aprendizagem do estudante. Ver conteúdo
Considerando as características da dislexia, assista ao filme "Como estrelas na terra toda criança é especial", do autor Amole Guptee, que conta a história de uma criança que sofre com dislexia Ver conteúdo
As principais características apresentadas pelas pessoas com dislexia refere-se à leitura e à escrita, geralmente, sem sentidos; atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem Ver conteúdo
Analisar a proposta de cada uma das atividades supracitadas, escolher uma delas que pode desenvolver as habilidades que as crianças apresentam dificuldades (de acordo com a faixa etária) e elaborar um plano de aula para a atividade escolhida contendo: Ver conteúdo
Examinar as dificuldades apresentadas pelas crianças e identificar o conceito psicomotor que elas estão com maior dificuldade. Ver conteúdo
Imagine a situação hipotética na qual você, pedagogo formado, trabalha em uma Escola de Educação Infantil, com uma turma de crianças de cinco anos. Ver conteúdo
No seu plano de aula devem conter os seguintes itens: - Tema da aula; - Objetivo (se basear na BNCC - 5º ano); - Materiais a serem utilizados para a aula (incluindo os confeccionado por você); - Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo - detalhado - de suas atividades (5 a 10 linhas aproximadamente) - Fechamento: Escreva um texto sobre a importância da contextualização pluricultural nos dias atuais e a importância da disciplina de História no processo educativo (5 a 10 linhas). Ver conteúdo
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Explore a rica história, os ritmos contagiantes e os movimentos cativantes da capoeira (Maculelê). Ver conteúdo
Elabore um plano de aula para a turma do 5º ano, fazendo uso dos recursos materiais do Maculelê. Para esta aula será necessário estabelecer as perspectivas histórica e da riqueza e conscientização cultural da prática educativa. Ver conteúdo
Você é professor(a) do 5º ano em uma escola pública do seu município e sua turma está participando de um Projeto Pluricultural de dança, arte e educação. Ver conteúdo
Sendo assim, o ensino contextualizado e interdisciplinar tornou-se imperativo para oferecer uma ponte entre teoria e realidade do aluno, integrando os diversos ramos do conhecimento. Ver conteúdo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) estabeleceu as normas e diretrizes para a educação no Brasil. Ver conteúdo
A educação tem enfrentado, nas últimas décadas, o desafio de reconhecer e abraçar a diversidade cultural, étnica, de gênero e socioeconômica presente nas salas de aula. Ver conteúdo
Pesquise em sites confiáveis propostas de jogo de tabuleiro e faça as adaptações necessárias para o conteúdo de frações. Poderá ser utilizado materiais recicláveis e considere a faixa etária da série que você escolher. Ver conteúdo
Com a leitura realizada e os vídeos assistidos é possível observar que os jogos são facilitadores da aprendizagem no ensino da matemática, tanto em em sala de aula como fora dela. Ver conteúdo
A proposta é que você aluno possa utilizar os conheimentos matemáticos para além dos livros didáticos, mas, como uma proposta pedagógica criativa. Ver conteúdo