Nos dias atuais o ensino da Matemática concebe os conhecimentos matemáticos como um saber vivo, dinâmico e construído historicamente para atender às necessidades sociais e teóricas. Ver conteúdo
A organização curricular no PPP é o planejamento detalhado de “o quê”, “quando” e “como” ensinar, de modo a alcançar os objetivos educacionais estabelecidos pela escola. Ver conteúdo
Descrever como se deu a criação do estabelecimento e as mudanças de nomenclatura ocasionadas pela oferta de ensino. Indicar na descrição os Decretos e Resoluções. Ver conteúdo
Nome do Estabelecimento: Endereço: Município: Estado: Telefone: e-mail: Dependência administrativa: Núcleo Regional de Educação: Entidade Mantenedora: Localização: Ver conteúdo
Foram selecionados três trechos que falam sobre o Projeto Político-Pedagógico - PPP, podemos identificar sua importância e necessidade no contexto escolar. Ver conteúdo
Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade em função Ver conteúdo
A Constituição Federal de 1988, no artigo 206, e a LDB nº 9.394/1996, no artigo 14, estabelecem os princípios da gestão democrática na Educação pública e a participação de seus profissionais e da comunidade na elaboração do Projeto Pedagógico. Ver conteúdo
PPP deve ser elaborado coletivamente partindo do diagnóstico do contexto escolar, por meio do qual se dará a definição das ações. Ver conteúdo
b) Após, faça uma análise reflexiva, por meio de um texto dissertativo, associando as principais características do período da História apresentado com o processo educacional nesse mesmo momento da História (15 a 20 linhas). Ver conteúdo
a) Considerando as informações do entrevistado, pesquise e cite à qual período da História do Brasil correspondem os dados apresentados em sua entrevista Ver conteúdo
2- Com base em nossos estudos da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação (material de estudo, aulas conceituais e ao vivo), responda: Ver conteúdo
2- Com base em nossos estudos da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação (material de estudo, aulas conceituais e ao vivo), responda: Ver conteúdo
2- Com base em nossos estudos da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação (material de estudo, aulas conceituais e ao vivo), responda: Ver conteúdo
c) Caso nunca tenha frequentado a escola, cite os motivos. Se frequentou, diga como foi este período para você. Ver conteúdo
1- Entreviste uma pessoa próxima a você (seu pai, sua mãe, um avô ou avó, tia, tio ou amigo) que tenha mais de 50 anos. Nessa entrevista você fará os questionamentos a seguir e registrará as respostas. Depois, deverá digitá-las no formulário da atividade MAPA: Ver conteúdo
Algumas pessoas acreditam que há um grande distanciamento entre disciplinas consideradas “teóricas” e a nossa vida prática. No entanto, todas essas disciplinas, como a História e a Filosofia Ver conteúdo
Produzir um texto (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas) explicando o Conceito Psicomotor identificado e as razões que levaram a essa constatação; como também justificar a escolha da atividade para alunos desta faixa etária. Ver conteúdo
Nome da atividade. Conceito psicomotor. Objetivos (dois). Desenvolvimento da atividade (descrever como será realizada). Recursos necessários. Avaliação. Ver conteúdo
Analisar a proposta de cada uma das atividades supracitadas, escolher uma delas que pode desenvolver as habilidades que as crianças apresentam dificuldades (de acordo com a faixa etária) e elaborar um plano de aula para a atividade escolhida contendo: Ver conteúdo
Examinar as dificuldades apresentadas pelas crianças e identificar o conceito psicomotor que elas estão com maior dificuldade. Ver conteúdo
Imagine a situação hipotética na qual você, pedagogo formado, trabalha em uma Escola de Educação Infantil, com uma turma de crianças de cinco anos. Ver conteúdo
Ações desenvolvidas (passo a passo da atividade; deixe claro quantas aulas serão necessárias para a realização da atividade, o que pretende trabalhar com os alunos): Ver conteúdo
Esse plano deve conter os seguintes itens: Nomes das músicas, autores e estilos musicais escolhidos: Objetivos da atividade (dois objetivos): Ver conteúdo
A partir dessa concepção, você elaborará um plano de aula em que trabalhará duas músicas de estilos musicais diferentes. Ver conteúdo
Depois de escrever o seu relato pessoal, coloque-se no lugar de um(a) professor(a) do Infantil 5 da Educação Infantil, alunos de 6 anos de idade, que trabalhará a musicalização com eles e o Ver conteúdo
Para esse relato atente-se para essas informações: o texto deve ter de 10 a 15 linhas; citar o nome da música, banda/autor; explicar como essa música marcou a sua história positivamente e qual foi esse momento. Ver conteúdo
Agora é o seu momento de mostrar como a música é especial para você. Faça um relato pessoal contando qual música e qual momento é eternizado em sua memória, e como isso é marcante para você. Ver conteúdo
A música está em todo lugar, no ônibus que pegamos para ir trabalhar, no celular quando caminhamos, na televisão quando assistimos um show e em tantos outros momentos, pois ela é Ver conteúdo