Na etapa de aprendizado e descoberta, o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele continua despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção. Ver conteúdo
"A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Conhecida também como Buyer's Journey, a Jornada de Compra geralmente possui 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Ver conteúdo
Atualmente, é imprescindível que as empresas em geral e, especialmente, as que querem crescer, reúnam e analisem os dados oferecidos pelo mercado, para elaborar suas estratégias e atingir seus objetivos Ver conteúdo
Ao abordar esses pontos, busque conectar as reflexões com o objeto de conhecimento e a metodologia ativa escolhida, demonstrando como a tecnologia pode ser utilizada de forma consciente e intencional para promover uma aprendizagem significativa em Matemática. Ver conteúdo
Escolha uma das metodologias ativas listadas abaixo para fundamentar seu plano de aula. Explique como a metodologia escolhida envolverá os alunos de forma participativa, incentivando a investigação, colaboração e aplicação prática dos conceitos matemáticos. Ver conteúdo
2ª ETAPA: Uso de Ferramentas de IA Utilize uma ferramenta de inteligência artificial (ChatGPT, Gemini, Copilot, etc.) para auxiliar na inspiração de ideias para a construção do plano de aula. Ver conteúdo
1ª ETAPA: Escolha do Objeto de Conhecimento Selecione um objeto de conhecimento da BNCC para a Matemática no Ensino Fundamental. Ver conteúdo
No cenário educacional atual, as ferramentas de inteligência artificial (IA) emergem como poderosas aliadas na criação de práticas pedagógicas inovadoras, especialmente no ensino de Matemática. Utilizar IA Ver conteúdo
Compile o template preenchido e o texto reflexivo em um único documento. As referências devem seguir as normas da ABNT. Submeta o documento completo no portal específico para a atividade MAPA, conforme as instruções. Ver conteúdo
Com base na pesquisa realizada, você deverá preencher um template da atividade MAPA fornecido, desenvolvendo um recurso didático para ensinar o conceito matemático escolhido. O template pedirá as seguintes informações: Ver conteúdo
- Desenvolver uma compreensão profunda de como os conceitos matemáticos evoluíram e como isso pode ser usado para enriquecer o ensino. Ver conteúdo
A história da Matemática oferece uma rica tapeçaria de conhecimento que não apenas informa sobre a evolução dos conceitos matemáticos, mas também sobre como ensiná-los de maneira eficaz. Ver conteúdo
- Você deve digitar toda a resolução da Atividade. Utilize as ferramentas do WORD, como EQUATION (Fica localizado na aba Inserir do lado direito - ou através do comando Alt +). Não serão aceitos trabalhos realizados à mão e fotografados/digitalizados. Ver conteúdo
Por exemplo, homomorfismos de anéis são utilizados para definir isomorfismos, que identificam quando dois anéis possuem a mesma estrutura algébrica, essencial para entender a equivalência entre diferentes sistemas matemáticos. Ver conteúdo
na álgebra linear e na geometria algébrica. Eles permitem a transferência de estruturas e propriedades de um anel para outro, preservando a essência Ver conteúdo
Os homomorfismos de anéis desempenham um papel crucial na álgebra abstrata e em diversas áreas da matemática, como na teoria dos números Ver conteúdo
b) atividades extraclasse. c) atividades que culminem na criação/apresentação de um produto. Ver conteúdo
a) atividades realizadas em sala de aula que estejam articuladas por meio de propostas de trabalhos inter, multi ou transdisciplinares, em articulação entre dois ou mais docentes. Ver conteúdo
Para o nosso MAPA propomos dois desafios para você. Primeiro, você deverá escolher um tema relacionado a funções que está no currículo de ensino médio, por exemplo, função composta, função do primeiro grau Ver conteúdo
Os conceitos de funções são introduzidos nos currículos de ensino fundamental e segue para o ensino médio. Quando o aluno chega ao curso superior, em especial nos cursos da área de exatas, ele se depara com Cálculo Diferencial e Integral Ver conteúdo
b) sabe-se que a equação f(x) = g(x) possui duas raízes reais, sendo x = 2 uma delas. Determine a outra raiz, localizada no segundo quadrante. Ver conteúdo
e) considere a função h definida por h(x) = - [f(x) + g(x)] e determine, usando o Geogebra, um esboço do gráfico de h. Ver conteúdo
f) a região hachurada na figura pode ser descrita como um conjunto de pares ordenados do plano. Descreva em notação de conjunto, essa região. Ver conteúdo
As habilidades EM13MAT501 e EM13MAT502 tem como objetivos Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas para generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa representação é de funções polinomiais de 1º e 2° graus. Ver conteúdo
No que diz respeito ao ensino de matemática, uma das competências destacadas é a de investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas Ver conteúdo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira e encontra-se organizada em um todo articulado Ver conteúdo
b) Considerando os sistemas empresariais, apresente as diferenças e um exemplo prático entre os sistemas aberto e fechado. Ver conteúdo